Vereadora sugere criação de uma Comissão Temporária da Criança, Mulher e Família

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A vereadora Raquel Bryk apresentou ontem, segunda-feira, 24, na Câmara, um requerimento visando a criação de uma Comissão Temporária da Criança, Mulher e Família, com a finalidade de apreciar demandas externas de caráter social e coletivo, bem como para acompanhar o andamento ou fiel cumprimento da tomada de decisão por parte do Poder Legislativo Corumbaense.

Ao propor a instituição dessa comissão na Câmara, a vereadora lembrou que a crise global dos últimos tempos, causada pela pandemia do coronavírus, “tem impactado extremamente, ao observarmos as consequências da pandemia na vida daquelas populações que sofrem vulnerabilidade econômica e social da nossa cidade”.

Citou que as crianças, por exemplo, por estarem fora do ambiente escolar e muitas vezes sozinhas nas suas casas, estão mais expostas às drogas, acidentes, à violência e até mesmo à gravidez, e que o risco da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele, que também comprova a existência dos fatores de risco.

Quanto ao público feminino, lembrou as notícias sobre o avanço da epidemia, com um aumento significante dos casos de violência contra as mulheres. Além da violência que aumentou, o fato de as pessoas estarem em casa aponta que a responsabilidade e sobrecarga do trabalho doméstico e dos cuidados com criança, idosos e doentes, são das mulheres.

“Quando essas famílias se encontram em uma situação econômica desfavorável, como a que estamos presenciando, são necessárias medidas mais eficazes e concretas, no sentido de diminuir ou eliminar esses riscos diversos. Nesse sentido, não fortalecer conexões e redes entre as reais situações e às políticas públicas de proteção e prevenção existente contra esses tipos de violências, é assumir uma posição de descaso com as crianças e com as mulheres, e ajudar a construir uma perigosa escada à maior situação de risco para as crianças e do feminicídio para as mulheres”, justificou.

PROFESSORES TEMPORÁRIOS

Em um requerimento direcionado ao secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, Raquel pediu informações em relação ao pagamento das férias dos professores que trabalharam sob regime de contrato temporário no ano de 2020.

Justificou dizendo que os contratos que se encerraram em dezembro de 2020, foram prorrogados por mais 12 meses. “Mas os professores contratados alegam não ter previsão de receber os proventos de férias, já que 12 meses se completaram em abril de 2021”, ressaltou.

INFRAESTRUTURA

Raquel está também reivindicando sérvios de terraplanagem, drenagem e lajotamento das ruas Marechal Floriano, entre Duque de Caxias e Campo Grande; Duque de Caxias sentido Alan Kardec até a Monte Castelo; Campo Grande, entre José Fragelli e Marechal Deodoro, e na Alan Kardec, para eliminar os problemas causados pelas chuvas do início do ano, eu deixaram estas vias com valas, dificultando o tráfego e acesso às residências.

O pedido foi direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços, Luiz Fernando Moreira. A ele foi feito outra solicitação sentido da realização de estudos para pavimentação em lajotas sextavadas da  continuação da Rua Ladário, entre a Rua João Afonso e Alameda São Felipe, no Bairro Popular Velha, em atendimento a pedidos dos moradores que buscam melhorar o único trecho sem pavimento da via.

Mais Artigos