Meteorologia prevê tempo instável e temperaturas de 35°C para esta quarta-feira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul deve manter as condições para tempo instável nesta quarta-feira (14). A previsão indica chance de chuvas de intensidade fraca a moderada com possibilidade de pancadas de chuva mais fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, nas regiões sul, leste e nordeste do estado. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao avanço de uma frente fria oceânica, aliado ao transporte de calor e umidade vindo da Amazônia e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. A circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, a Alta da Bolívia, também favorece a formação de instabilidades atmosféricas, contribuindo para formação de nuvens e chuvas.

Ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem rapidamente. São esperadas mínimas entre 21/23°C e máximas de até 30°C para as regiões sul e leste. Mínimas entre 24/26°C e máximas de até 35°C para as regiões pantaneira e sudoeste, e mínimas de 22/24°C e máximas de até 33°C para as regiões norte e bolsão. 

De acordo com o Cemtec os ventos atuam do quadrante norte com rajadas de vento entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 70 km/h. Os ventos de norte são responsáveis por trazer ar mais quente e úmido para Mato Grosso do Sul, resultando em temperaturas elevadas e sensação de abafamento.

Em Campo Grande o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva podem ocorrer durante à tarde. Na Capital as temperaturas podem variar entre 23°C a 29°C.

Mais Artigos