Partido aciona STF contra liberdade a presos durante pandemia

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No enfrentamento do contágio do novo coronavírus, Conselho Nacional de Justiça orientou adoção de medidas preventivas para detentos 

O Podemos ingressou nesta terça-feira (14) com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender a recomendação do conselho nacional de justiça,e impedir que presos sejam colocados em liberdade devido à crise do novo coronavírus

A soltura de presos obedece a recomendação 62/2020 do CNJ que determina a adoção de medidas preventivas no sistema de justiça penal e socioeducativo. Válida por 90 dias, a medida é recomendada para mulheres grávidas, mães com filhos de até 12 anos, indígenas, pessoas com deficiência e outros grupos de risco, como maiores de 60 anos.

Para o partido, a recomendação “vai aumentar a impunidade e pode elevar o número de crimes nesse período de isolamento social”.

“Evidencia-se a contrariedade em se impor profundas restrições à sociedade livre, enquanto devolve-se para o convívio social e aumenta-se a circulação de indivíduos que representam o risco inerente de contaminação e possuem de índole perigosa e presumidamente sem qualquer compromisso de acatamento das regras de convivência pública”, diz trecho da peça.

A ação é assinada pela presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), e pelo líder da sigla na Câmara dos Deputados, Léo Moraes (RO).

Mais Artigos