Terceira Edição da Programação de Férias no MuArq desperta o interesse pela arqueologia entre famílias de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Museu De Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq), em parceria com a Trilha Rupestre oferece programação de férias para famílias com crianças entre 4 a 13 anos 

Com a intenção de proporcionar uma experiência educativa e envolvente, o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq), em parceria com o programa institucional de fortalecimento a arqueologia Trilha Rupestre, promoveram a terceira edição do evento “Programação de Férias no MuArq”. Realizada entre os dias 15 e 26 de janeiro no Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, a iniciativa atraiu aproximadamente 250 participantes, que exploraram as riquezas da arqueologia do estado.

Para melhor atender os participantes, a iniciativa ofereceu uma abordagem adaptada para cada faixa etária. Com as crianças entre 4 e 7 anos, foi desenvolvido o tema “O Mundo Fantástico da Arqueologia”, onde tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas, como o concurso de melhor fantasia de arqueólogo.

Enquanto isso, os jovens de 8 a 13 anos integraram a jornada “A Caça ao Tesouro no Museu”, uma experiência que os levou a explorar os 700 sítios arqueológicos registrados no estado, por meio da escavação e jogos de tabuleiro. 

Segundo a antropóloga e coordenadora do Museu, Laura Pael,  a inspiração para a iniciativa surgiu da busca dos próprios pais por atividades educativas em 2022. “O sucesso foi tanto que a ação se repetiu em 2023 e ganhou uma nova edição em 2024″, afirma.

De acordo com aqueles que estavam presentes, a experiência foi única, deixando memórias inesquecíveis. A participante, Poliana Santos, destaca que o evento não só proporcionou diversão para as crianças, mas também criou momentos especiais de alegria para toda a família.

Trilha Rupestre aliada a divulgação da arqueologia 

A Trilha Rupestre, é um programa institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pelo fortalecimento entre os municípios do estado que possuem sítios arqueológicos com arte rupestre. 

Com objetivo de fomentar e bioeconomia de maneira sustentável, preparar e capacitar a comunidade local, gerando a circulação de renda por meio da bioeconomia. Está dividida em sete eixos, sendo eles arqueológico, geopaleontológico, botânico, alimentos, químico-farmacêutico, arte-cerâmico e turismo. 

Mais Artigos

Prefeitura Empossa Aprovados No Concurso de Educação

Mais 13 profissionais aprovados no Concurso Público da Educação, promovido pela Prefeitura em 2018, foram empossados nesta segunda-feira, 2 de março. Os técnicos de Educação Infantil foram recepcionados