São João: festeiros da melhor idade levam Andor do CCI para banho no rio Paraguai

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Pela primeira vez, o Centro de Convivência dos Idosos ‘Benedita Ribeiro Leite de Barros’ (CCI) levou o andor de São João para o banho do santo às margens do rio Paraguai. A iniciativa, na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, partiu dos próprios idosos e contou com a benção do andor feita pelo Padre Pinho, capelão do Exército, em uma celebração realizada na Capela São João, na ladeira Cunha e Cruz. De lá, os festeiros da melhor idade partiram, acompanhados por músicos da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, para o banho da imagem sagrada.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a descida do Andor do CCI juntamente com a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes. “É uma iniciativa muito interessante e que tem tudo para se tornar tradição no nosso Centro de Convivência dos Idosos. Foi um pedido deles para a secretária Amanda, que providenciou toda estrutura para que a ideia acontecesse. É muito bonito ver a alegria de cada um deles, revivendo esse momento. Não podíamos deixar de proporcionar essa alegria a nossos idosos”, disse o chefe do Executivo Municipal.

“Eles mesmos confeccionaram o andor de São João, dentro das oficinas que oferecemos no CCI. Queriam muito trazer o santo para o banho no rio e conseguimos descer, realizar a celebração na Capela e o banho no rio. Todos ficaram muito felizes de participar hoje, quando jovens participaram muito e, agora na melhor idade, podem novamente participar e se sentirem valorizados”, destacou a secretária Amanda Balancieri Iunes.

Frequentadora do CCI, Miraci Maria da Silva, era a tradução da felicidade na descida do Andor. “É um momento mágico, muito marcante para nós. Passamos debaixo do andor, brincamos, me diverti muito”, contou.

O secretário de Governo Luiz Antônio Pardal também participou da descida do Andor do CCI. “É uma alegria muito grande participar dessa festa juntamente com nossos representantes da melhor idade. Nosso São João é tradicional, uma festa com mais de 100 anos de história e que passa de geração para geração. E convidamos a todos que venham participar dessa festa”, disse. Também acompanharam a descida do Andor do Centro de Convivência dos Idosos os vereadores Roberto Façanha e Alex Dellas.

Mais Artigos