Prefeito destaca importância da Padroeira e retorno das celebrações para Igreja Matriz

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhando pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou da Missa das Autoridades realizada na manhã desta quinta-feira, 02 de fevereiro, em comemoração ao dia da Padroeira de Corumbá, Nossa Senhora da Candelária. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou o prefeito na celebração.

“É com grande felicidade que comemoro com a população de Corumbá, o dia de Nossa Senhora da Candelária, nossa padroeira. A felicidade fica ainda maior porque voltamos a celebrar o dia de nossa padroeira na casa dela, aqui na Catedral, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária; que passou por um cuidadoso e delicado processo de restauração e reforma executado pela Prefeitura”, disse o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes destacou que a Padroeira de Corumbá é um símbolo de “justiça e solidariedade” que nos guia na “construção conjunta de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna” e nos dá a força e a determinação necessárias “para enfrentarmos e superarmos as dificuldades que a vida nos impõe”.

Participando da celebração, o secretário de Governo de Corumbá, Luiz Antônio Pardal, afirmou que as comemorações do Dia da Padroeira refletem a tradição do povo corumbaense em “preservar sua sua cultura e história” e o retorno das comemorações à Igreja de Nossa Senhora da Candelária “contempla a manutenção da identidade cultural dessa importante e significativa manifestação de fé e devoção da nossa população”.

Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Candelária, o padre Júlio César Mônaco também ressaltou o retorno das celebrações para a Igreja Matriz. “Depois da reabertura em março de 2022 é a primeira vez celebramos o dia da nossa Padroeira na sua casa, na sua igreja. É uma alegria para o povo  corumbaense ter sua Catedral reformada e preparada para celebrarmos as festas de Nossa Senhora, como também os outros atos litúrgicos”. A missa foi celebrada conjuntamente pelos padres Pinho (capelão do Exército) e Ferreira (capelão da Marinha).

A Matriz

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo governador Reinaldo Azambuja como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Nossa Senhora da Candelária é Padroeira de Corumbá, por isso o dia 2 de fevereiro é feriado municipal, decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. O Dia da Padroeira de Corumbá também está incluído no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.

Mais Artigos