Em reunião com prefeito, IBGE apresenta metodologia do Censo 2022

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em reunião com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o prefeito Marcelo Iunes discutiu a estrutura logística que o órgão federal vai montar em Corumbá para a realização do Censo 2022. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, na sede do Paço Municipal. O Censo Demográfico tem previsão de realização de 1° de junho a 31 de agosto do ano que vem.

O coordenador de área do IBGE, Elinaldo Correia da Silva, informou que o Instituto prevê a instalação de um posto de coleta em Corumbá para abrigar equipe com 85 recenseadores, 12 supervisores – entre Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) – e um Coordenador Censitário de Subárea (CCS). Todo esse efetivo vai ser contratado temporariamente após realização de processo seletivo simplificado promovido pelo IBGE.

“Essa reunião preparatória é para informarmos as autoridades municipais sobre a atividade censitária que vai ocorrer e para apresentarmos a metodologia empregada, além de demonstrar toda a transparência do processo”, disse o coordenador de área do IBGE, Elinaldo Silva. A coordenadora censitária de sub-área, Luana Saldivar, também participou da reunião.

“A realização do Censo é importante para a cidade e sua população. Os dados coletados ajudam muito para determinar ações e políticas públicas As informações são referências para vários indicadores sociais e econômicos”, destacou o prefeito Marcelo Iunes.

De acordo com estimativa populacional 2021 do IBGE, Corumbá tem 112.669 habitantes. O último Censo Demográfico, realizado em 2010, aponta população de 103.703 pessoas.

Participaram da reunião os secretários Luiz Antônio da Silva (Governo); Eduardo Iunes (Gestão e Planejamento); Luiz Henrique Maia de Finanças (Finanças e Orçamento); Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável); Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum (adjunta de Educação); José Carlos Macena de Britto Júnior (adjunto de Gestão e Planejamento); Luciano Leite (adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável); Alcindo Cardoso do Valle Júnior (procurador-geral do Município), e Élbio Mendonça (assessor executivo).

Também acompanharam o encontro o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha; o chefe da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, e o tenente-coronel Alexandre Minas Baptista, representando o comandante da 18ª Brigada, general de brigada, José Luís Araújo dos Santos.

CENSO 2022
Mais Artigos