A Prefeitura de Corumbá iniciou na manhã de hoje, 19 de janeiro, os atendimentos do programa social Povo das Águas às famílias residentes na região da parte alta do rio Paraguai e rio São Lourenço. Nesta terça, a prestação de serviços acontece na região do Castelo.
Os profissionais da Prefeitura partiram na noite de ontem, dia 18, para o atendimento aos ribeirinhos. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanhou a partida das equipes. Ela destacou que o programa social tem importância fundamental no cotidiano das famílias que moram em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense, uma vez que leva ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.
A secretária ressaltou que a atuação do Programa Social Povo das Águas atende um rígido protocolo de biossegurança contra a Covid-19. Todos os servidores são testados antes da viagem. A medida busca evitar que a doença atinja os ribeirinhos que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense.
Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, até o dia 25 de janeiro serão assistidos os ribeirinhos do Alto Pantanal. Entre 28 de janeiro e 05 de fevereiro, a equipe retorna ao Taquari; de 12 a 19 de fevereiro serão atendidas as famílias do Baixo Pantanal; e de 26 de fevereiro a 04 de março os do Alto Pantanal. Desta forma, a Prefeitura completa as ações previstas para 2020, mas que sofreram alteração por causa da pandemia da Covid-19.
Cronograma
Na quarta-feira, dia 20, o atendimento chega aos moradores da região do Porto Santa Catarina, das 08h às 12h, e das 14h às 18h as equipes vão atender no Porto Parada Dura, na casa do senhor Gilcimar e dona Jocy.
No dia 21, quinta-feira, será a vez dos moradores das regiões São Francisco e Mato Grande, das 08h às 12 horas no porto da Casa do senhor Daniel. Das 15h às 17 horas o atendimento será no Porto Bonfim e Porto São Pedro.
Para a sexta-feira, 22 de janeiro, serão atendidos os moradores do Amolar e Barra São Lourenço, das 08h às 12 horas, na Escola Municipal Rural de Educação Integral – Pólo São Lourenço e Extensões.
No sábado, 23, os serviços serão prestados na região do rio São Lourenço e Porto Novo Horizonte, das 09h às 13h no Porto Mangueiral e Porto Novo Horizonte.
O domingo, 24 de janeiro, reserva a descida do rio até a região Domingos Ramos, onde as equipes atenderão na segunda-feira, dia 25, no Porto Maracangalha das 08h às 12 horas. No mesmo dia acontecerão atendimentos nas regiões do Tagiloma, Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura na descida do rio. As equipes, que partiram na segunda, 18, às 20 horas, retornam a Corumbá no dia 25.
Levantamento
Parceria da Prefeitura com o Governo do Estado permitirá a realização de um levantamento, referente às formas de abastecimento de água da população ribeirinha, que fazem divisa com o rio Paraguai, na Serra do Amolar.
A iniciativa tem objetivo avaliar o impacto na qualidade da água para consumo humano nas regiões atingidas pelos incêndios na região do Pantanal, e também para organizar um possível monitoramento da qualidade da água para consumo, bem como apurar a atual situação das condições de abastecimento de água nas populações ribeirinhas.