. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para dois processos seletivos de cursos de especialização gratuitos. Ao todo, são ofertadas 200 vagas em três áreas de pós-graduação, distribuídas nos campus de Aquidauana ,Campo Grande Naviraí e Courmbá.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. As aulas têm início previsto para o segundo semestre de 2025.
Os cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS são oferecidos em regime modular, com carga horária total de 360 horas, além de 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Cursos disponíveis
Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica
- Ofertado nos campus: Aquidauana, Campo Grande e Naviraí
- Modalidade: Presencial, com possibilidade de disciplinas a distância
- Vagas: 40 por campus (total de 120), sendo 50% para o público externo e 50% para servidores do IFMS
- Público-alvo: Graduados em qualquer área
- Duração: De 12 a 18 meses
Informática Aplicada à Educação
- Ofertado no campus: Corumbá
- Modalidade: Presencial, com possibilidade de disciplinas a distância
- Vagas: 40
- Público-alvo: Graduados em qualquer área
- Duração: De 12 a 18 meses
Estratégias para Conservação da Natureza
- Ofertado no campus: Corumbá, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
- Modalidade: Ensino a distância, com uma disciplina obrigatória presencial
- Vagas: 40, sendo 35 destinadas a Policiais Militares Ambientais de todo o país e 5 para o público geral residente em Corumbá ou Ladário
- Público-alvo: Policiais Militares Ambientais; público geral com diploma em Ciências Biológicas; ou atuação comprovada na área ambiental
- Duração: 18 meses
A seleção será feita por sorteio eletrônico, conforme previsto nos editais. Candidatos que concorrem por meio de cotas (para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) passarão por procedimento presencial de heteroidentificação. As inscrições permanecem abertas até 22 de junho.
As seleções contam com reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PCD).









