Em Corumbá, 5 mil pessoas precisam regularizar situação eleitoral para participar do pleito de 2024

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) informa que 5.225 eleitores de Corumbá têm até o dia 8 de maio de 2024 para regularizarem suas situações eleitorais e, desta forma, estarem aptos a participar do pleito do próximo ano. Essas pessoas devem procurar o Fórum Eleitoral de Corumbá, onde estão instaladas a 7ª e a 50ª zonas e localizado na rua Duque de Caxias, 45, bairro Nossa Senhora de Fátima, das 12h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

“A Justiça Eleitoral, por meio deste Tribunal e dos juízes eleitorais vem promovendo campanhas e ações visando a divulgação dessa situação, porém necessita de apoio da classe política para fazer chegar a informação a todos”, destacou o Ofício n° 4577/2023, assinado pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS, e encaminhado ao prefeito Marcelo Iunes.

No documento, o Tribunal Eleitoral reforça que “nos anos de 2019 e 2020 foram realizadas revisões do eleitorado em cumprimento ao Programa de Identificação Biométrica do Tribunal Superior Eleitoral. Após a conclusão dos respectivos processos, foram cancelados mais de 2.500.000 inscrições de eleitores que não compareceram à convocação revisional, abrangendo cerca de 1.650 municípios brasileiros de 15 estados da Federação”.

Em Mato Grosso do Sul, a revisão foi feita em 28 municípios, incluindo Corumbá. “Em razão da pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID19) o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, de forma excepcional, os efeitos dos cancelamentos de inscrições eleitorais decorrentes dos processos de revisão de eleitorado realizados em 2019-2020, para permitir que esses eleitores pudessem votar nas eleições municipais em 2020, voltado a figurar como canceladas após a realização daquele pleito, conforme Resolução TSR n° 23.616/2020”, explica o Ofício.

O mesmo procedimento de reabilitação foi realizado para as eleições gerais de 2022, voltando a figurar como canceladas logo em seguida. “Esses eleitores que não compareceram à convocação para revisão eleitoral puderam votar nas eleições de 2020 e 2022 por mera liberalidade do TSE. Todavia, informo que ficarão impedidos de votar nas eleições municipais de 2024, se não promoverem a regularização de sua situação eleitoral até o dia 8.5.2024, data do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito vindouro”, conclui o presidente do TRE-MS.

Mais Artigos