Presidente do Peru propõe eleições antecipadas para conter protestos violentos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou que apresentará um projeto de lei ao Parlamento para antecipar as eleições para abril de 2024. A proposta será apresentada em meio às manifestações em várias cidades do país após a tentativa de golpe no país.

Interpretando a vontade da cidadania (…) decidi tomar a iniciativa para alcançar um acordo com o Congresso da República para antecipar as eleições gerais para o mês de abril de 2024”, disse Boluarte em uma mensagem à nação exibida na televisão nos primeiros minutos da segunda-feira (12).

A proposta levaria à redução de seu mandato em dois anos e pretende aplacar a indignação da população, que pede a convocação de novas eleições presidenciais e legislativas. Boluarte, que assumiu o governo na quarta-feira passada, anunciou estado de emergência nas áreas do país em que são registrados protestos violentos.

Com o mesmo sentido patriótico, anuncio a declaração de estado de emergência nas zonas de alto conflito social para recuperar pacificamente o controle da ordem interna”, afirmou, Boluarte, que também lamentou a morte de dois manifestantes em Andahuaylas.

Mais Artigos

Covid decresce em MS

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (21), que a análise dos dados sobre a pandemia de Covid-19 dos últimos dias indicam um decréscimo significativo