Novembro Azul: palestra aborda prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal  de Saúde, o ‘Encontro dos Homens’ discutiu a importância da prevenção e do  diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação, realizada no auditório do Paço Municipal na manhã desta terça-feira, 08 de novembro, integrou as atividades da campanha do ‘Novembro Azul’.

O ‘Encontro dos Homens’ contou com palestra com orientações do médico urologista Rodolpho Costa Marques Pereira da Rosa, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, sobre o câncer de próstata. Também foram apresentados relatos de pacientes que venceram a doença.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem  ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença  ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a  partir dos 45 anos. Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por  ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por  isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de  saúde. A prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode auxiliar na  cura. Por isso, é recomendado que o homem procure o serviço de  saúde e realize consultas periodicamente com o seu médico.

Na abertura do evento, a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, disse ser extremamente importante conversar sobre a prevenção de doenças. “Temos que prevenir, prevenção é cura. Temos que aprender e precisamos acabar com tabus”, afirmou. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também acompanhou a abertura da ação.

Também participaram o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o secretário adjunto de Governo, José Roberto Nascimento Filho; e o chefe de gabinete, Elbio Mendonça.

Novembro Azul

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a  conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância  do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi  escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de  Combate ao Câncer de Próstata.

Mais Artigos

Temporada de pesca no pantanal

A temporada de pesca começou nesta segunda-feira (1º) em Mato Grosso do Sul. A prática esportiva para captura está liberada nas bacias dos rios Paraguai e Paraná, respeitando