Pastor RR Soares! Justiça Aplicará Multa Diária de 30 Mil.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Fundação Internacional de Comunicação (FIC), que controla TVs, rádios e outros veículos do pastor R.R. Soares, está sob a mira da Justiça. A instituição do líder da Igreja Internacional da Graça foi obrigada pela Justiça do Trabalho a mudar imediatamente o tratamento que dá aos funcionários das emissoras da casa.

Os trabalhadores acusam a emissora de preconceito e intolerância com aparência e orientação sexual, além de gordofobia e assédio moral. A queixa foi feita junto ao Ministério Público. Como esta coluna antecipou em agosto, há queixas também de instalação de câmeras em locais impróprios na RIT TV. Se a RIT TV descumprir qualquer uma das exigências da Justiça, pode levar multa diária de de R$ 30 mil, mais R$ 1.000 por cada funcionário que mostrar ter sido prejudicado, assediado ou ridicularizado pela direção. Teve chance de acordo Antes de pedir uma ação penal contra a fundação do pastor Romildo Ribeiro Soares, o Ministério Público do Trabalho propôs a ela um TAC.

O Ministério Público pediu abertura de uma ação civil pública contra a RIT, emissora de TV aberta da Igreja Internacional da Graça, do pastor R.R. Soares. A direção da emissora foi acusada, por funcionários descontentes, de assédio moral, psicológico e abuso de poder, além de imposição de padrão físico (gordofobia) e orientação sexual (homofobia). A direção da RIT nega. O processo PP 001705.2022.02.000/7 mostra que os procuradores do MPT passaram meses ouvindo testemunhas e recolhendo provas. Decidiram pelo pedido para abertura da investigação. A direção da RIT TV disse à coluna que também deseja a investigação, “para que seja comprovado que nada disso é verdade”. O MPT chegou a sugerir um acordo de “ajustamento de norma de conduta”, mas o diretor da emissora, Kalled Adib (ex-RedeTV), afirma que se recusou a assinar. “Isso seria uma admissão de culpa”, afirmou a esta coluna. Na investigação do MP há relatos de coação contra funcionários, advertências supostamente indevidas e abuso de poder em caso de demissões.

Sobre as acusações de homofobia e imposição de padrão estético aos funcionários, Kalled Adib declarou: “Não tenho nenhuma ordem para criticar ou vetar por orientação, proibir “piercing”, tatuagem etc. Eu mesmo tenho uma bandeira do Líbano tatuada”. Apesar do pedido feito pelo MPT, é a Justiça do Trabalho que vai decidir pela investigação ou arquivamento. Em janeiro, como esta coluna informou com exclusividade, o pastor R.R. Soares montou uma nova redação para sua equipe de TV, após queixas de más condições de trabalho. Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops… – Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2022/08/10/mpt-pede-acao-contra-tv-de-pastor-por-suspeita-de-assedio.htm?cmpid=copiaecola

Mais Artigos