A Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) diz que ainda não conseguiu sanar o ataque de racher,que compromoteu o serviço em todo o Estado e deixou o site da empresa fora do ar nesta segunda-feira (27).
Ao Jornal Midiamax a assessoria de comunicação da concessionária ressaltou que os pedidos emergenciais devem ser feitos no 0800 e a empresa deve avisar assim que retomar com o atendimento presencial.
Entenda o caso
Neste fim de semana, o sistema da Sanesul sofreu um ataque hacker. Conforme apurado pela reportagem, os sistemas de controle da empresa foram comprometidos pelo ataque e, no momento da invasão, o hacker teria enviado uma mensagem à empresa, que não teve o conteúdo divulgado. Com isso, os serviços da Sanesul foram prejudicados.
O site da empresa está fora do ar e serviços básicos presenciais como leitura e faturamento, cadastro de novos consumidores, abertura de ordens de serviços e todos aqueles feitos por meio do sistema operacional ficaram inoperantes. Além dos técnicos, o setor jurídico da empresa também foi acionado.
O caso deve ser levado à polícia para investigação e a informação repassada é de que os serviços foram prejudicados em todos municípios atendidos pela Sanesul no Estado. Confira a nota na íntegra
“A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – Sanesul, identificou uma invasão cibernética e suspendeu temporariamente o atendimento ao público nos seus escritórios. Os técnicos estão trabalhando para que os sistemas e o atendimento sejam restabelecidos o mais rápido possível.
Os serviços operacionais e essenciais continuam normalmente. O SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor 24 horas, está funcionando para toda a população via telefone 0800 067 6010.
Desde já, a Sanesul agradece a compreensão de todos”.