MS lança consulta pública para contrato de concessão da MSGás

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul lançou nesta sexta-feira (5), período para consulta pública do novo contrato de concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado, pela MSGás. O contrato ainda prorroga a concessão por mais 30 anos e fixa metas e investimentos de curto, médio e longo prazos.

A consulta segue até 4 de dezembro e deve colher contribuições sobre a minuta de concessão. Segundo informações da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), o novo modelo de contrato proposto promove melhorias nas práticas regulatórias, com aplicação de um novo plano de investimento, nova regra tarifária e ainda com outros fatores que geram maior produtividade e qualidade nos serviços. 

O contrato de concessão foi elaborado em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e está alinhado ao novo Marco Regulatório do Gás Natural, estabelecido em abril de 2021, pela Lei Federal nº 14.134, que visa aumentar a concorrência e reduzir os custos de produção e o valor final do produto. 

Em abril deste ano, o Governo do Estado decidiu suspender, após estudo minucioso, a privatização de 51% das ações da companhia MSGás, responsável pela distribuição do gás no Estado.

Ainda conforme a Seinfra, a decisão de não privatizar parte da companhia se originou diante de uma série de incertezas de mercado, como o novo Marco Regulatório que alterou a legislação e regulamentou a distribuição do gás no país, e ainda outras indefinições que geram instabilidade, como a saída da Petrobras na área de transporte e distribuição de gás.

Mais Artigos