Corumbá tem dia D vacinação antirrábica

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Neste sábado, dia 25 de setembro, Corumbá será palco do lançamento nacional da campanha da vacinação antirrábica.

Com o objetivo de evitar casos de raiva canina e humana em áreas limítrofes com o território brasileiro, cerca de 35 mil animais serão vacinados, em 8 dias, em Corumbá, e nas cidades vizinhas da Bolívia, Puerto Quijarro e Puerto Suarez.
O Secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite explica “a baixa incidência da doença é devido aos esforços em combater o vírus, no qual a vacinação é de suma importância. Tivemos o último registro em 2015, e desde então anualmente é realizado esta ação na fronteira, este boqueio é fundamental para evitamos o surgimento de novos casos. A iniciativa do Ministério da Saúde e Panaftosa é fundamental”.

A vacinação começará as 8h, no Poliespostivo “Guatozão”, localizado na Rua Geraldino Martins de Barros, bairro Centro América. E as 9hs a turma da carreta do dogão estará presente fazendo a animação das crianças.

As 10hs, será realizado uma solenidade, com a presença do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros; do Representante da Organização Pan Americana de Saúde, Socorro Gross, OPAS/OMS; Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems, Willames Freire Bezerra; e do Mauro Junqueira também do Conasems.

Campanha de Vacinação 2021

Visando dar segurança para os animais e tutores a vacinação dos animais está acontecendo em domicílio desde o dia 22 de setembro. Poderão ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses e os animais adultos desde que estejam saudáveis.

O Centro de Controle de Zoonoses de Corumbá é responsável vacinação e logística. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas na ação.
A ação é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em parceria com o Ministério da Saúde Brasileiro e Boliviano.

Mais Artigos