Com pró-reitora da UFGD, prefeito discute ampliação do ensino superior em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 12 de agosto, a visita institucional da pró-reitora de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGS), Gicelma Chacarosqui.

“Tivemos uma reunião bastante proveitosa com a representante da UFGD, onde debatemos a realização de alguns convênios que podem favorecer diretamente o ensino superior público em nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

A gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Maria Aparecida Dias de Moura, representou a Secretaria Municipal de Educação durante a agenda, que contou ainda com a presença do assessor especial Elbio dos Santos Mendonça e dos professores Silval Vicenzi e Henrique Duarte Romero, ambos da UFGD.

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nasceu do desmembramento do Centro Universitário de Dourados, antigo CEUD, campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O CEUD, antes Centro Pedagógico de Dourados – CPD começou a funcionar no município em 1971 e passou a apresentar um elevado índice de crescimento, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990.

Na década de 70, o campi de Dourados abrigava os cursos de História, Letras, Agronomia e Pedagogia. Em 1980, foram implantados os cursos de Geografia, Ciências Contábeis e Matemática. Em 1991, o Centro abriga o curso de Ciências Biológicas e nessa década começa a funcionar também o curso de Análise de Sistemas e os primeiros cursos de pós-graduação, o Mestrado em Agronomia e em História. Já em 2000, foram implantados os cursos de Medicina, Direito, Administração, os mestrados em Entomologia e Conservação da Biodiversidade e em Geografia e o primeiro doutorado da região, em Agronomia.

Em face dessa notável ampliação das atividades, tornou-se necessário promover a ampliação das instalações – sendo que, em conjugação com essa necessidade, começou a ganhar corpo a ideia da constituição, em Dourados, de uma cidade universitária, voltada ao ensino superior público, gratuito e de boa qualidade. O projeto então de Cidade Universitária ganhou amplo apoio da comunidade, das lideranças políticas de Dourados e das cidades vizinhas, e caminhou para sua plena concretização.

Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Mais Artigos