Reunião com OAB Corumbá, prefeito articula ação para reverter desinstalação da 3ª Vara Cível

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em reunião com o prefeito Marcelo Iunes no final da manhã desta quinta-feira, 29 de abril, a direção da Subseção Corumbá da OAB/MS informou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) que prevê, para maio, a desinstalação da 3ª Vara Cível de Corumbá. A Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil teme que o processo resulte no rebaixamento da Comarca para Segunda Entrância. Hoje a Comarca é de Entrância Especial.

A entidade máxima de representação dos advogados pediu apoio do prefeito na articulação de aliança, junto às autoridades políticas do Estado, para reverter a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. “É uma situação que não podemos aceitar”, disse o chefe do Executivo corumbaense. Ainda durante o encontro com a direção da OAB Corumbá, Marcelo Iunes solicitou uma reunião urgente com o governador Reinaldo Azambuja para buscar, junto ao Executivo Estadual, apoio visando demover o TJMS da decisão.

O prefeito antecipou que também vai buscar apoios da Câmara Municipal e de autoridades jurídicas para reverter o processo de desinstalação da 3ª Vara Cível. “Nessa reunião com o governador devemos contar com a presença do presidente do Legislativo Municipal, Roberto Façanha, e acredito, que de mais vereadores para buscarmos apoio para que a decisão do Tribunal Justiça seja revertida”, disse informando que vai solicitar apoio de desembargadores e de parlamentares estaduais e federais.

“Com a desinstalação da Terceira Vara Cível perdemos toda a estrutura da Vara, que vai ficar concentrada numa Vara somente, que seria a 2ª Vara Cível, visto que a 1ª Vara Cível funciona basicamente para sucessões, família e estatuto da criança e do adolescente. Então, nós ficaríamos somente como uma Vara pra responder por toda, toda a Vara Cível Residual. Com isso, evidentemente, há prejuízos para a classe dos advogados, para os servidores e mais do que isso, quem sofre é o jurisdicionado o munícipe da cidade. É um prejuízo que a gente não pode aceitar”, explicou a vice-presidente da Subseção Corumbá da OAB/MS, Maria Carolina Scheeren do Valle. “Ainda não fomos comunicados oficialmente da decisão, mas sabemos que é algo que está sendo trabalhado no Tribunal para que ocorra. A informação que temos é que seja decidido na próxima sessão (do Tribunal)”, complementou.

A vice-presidente da OAB Corumbá salientou que cerca de um ano e meio atrás houve a desinstalação de Juizados e agora da 3ª Vara Cível há possibilidade de rebaixamento de Entrância. “Hoje Corumbá é comarca de Entrância Especial, percebemos que é uma tendência pra rebaixamento pra Segunda Entrância e isso também não podemos aceitar. É uma luta, e precisamos de trabalho conjunto, forças conjuntas para que realmente possamos evitar que isso venha acontecer. Precisamos de apoios na esfera política, da população, para que isso não ocorra”, destacou.  Acompanharam a vice-presidente da Subseção na reunião o secretário geral da OAB Corumbá, José Carlos dos Santos, e o diretor- tesoureiro Otávio Ferreira Neves Neto.

O procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior, participou da reunião do prefeito com a direção da Subseção Corumbá da OAB/MS. Ele relatou os prejuízos ao cidadão que a desinstalação da 3ª Vara Cível trará. “O prejuízo maior que nós temos é justamente o jurisdicionado não ter mais acesso ao juiz e à Vara que controla o processo aqui em Corumbá. Então, esses os processos, eles seriam remetidos a Campo Grande, ficariam numa Vara central lá em Campo Grande. Isso significa que o tratamento passa a ser robótico. Se o jurisdicionado precisar do acesso, por exemplo, a dados de uma apenhora indevida ou da liberação de um valor que foi penhorado indevidamente, ele vai ter que se reportar a Campo Grande, ele não vai ter mais acesso ao juiz aqui em Corumbá. Isso é muito grave e certamente vai causar prejuízo aos munícipes. Além disso, na parte econômica também, porque nós estamos falando de um deslocamento em torno de 15 mil a 17 mil processos, porque também envolvendo execução fiscal, que vão pra Campo Grande. Há um prejuízo de ordem econômica que pode atingir o município”, finalizou.

Reunião OAB Prefeito
foto-GisReunião aconteceu nesta quinta-feira, dia 29 (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)ele Ribeiro
Reunião aconteceu nesta quinta-feira, dia 29 (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Reunião aconteceu nesta quinta-feira, dia 29 (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Reunião aconteceu nesta quinta-feira, dia 29 (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Mais Artigos