MS,venda ilegal de animais silvestres,PF está na cola de organização criminosa.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a operação Urutau 2, com a intenção de combater o tráfico de animais silvestres. São ao todo 14 mandados de prisões preventivas, 17 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de sequestro/apreensão de veículos automotores, a serem cumpridos nos municípios de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, região sul do estado, além de ações simultâneas em São Paulo, Goiânia, Paraná e Pernambuco.

A primeira ação ocorreu no dia 23 de maio de 2019, quando a PF deflagrou a primeira fase e identificou criminosos responsáveis pela intenso tráfico deste animais silvestres. Houve a análise de provas e, desde então, os policiais apreenderam centenas de espécies.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de associação criminosa, receptação dolosa qualificada, crime de perigo para a vida ou saúde de outrem, caça de animais silvestres, falsificação de sinal público/anilhas e crimes contra a fé pública, no caso a falsidade ideológica e a falsificação de documento particular.

Ainda conforme a investigação da PF, entre a comercialização dos ilícitos também estavam inclusive espécies ameaçadas de extinção. Retirados da natureza mediante a caça, os animais eram mantidos em cativeiros. Entre eles estão a arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.

PF cumpre mandados de prisão e busca contra organização criminosa que fazia caça ilegal — Foto: PF/Divulgação PF cumpre mandados de prisão e busca contra organização criminosa que fazia caça ilegal — Foto: PF/Divulgação A operação conta com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) do Mato Grosso do Sul, além da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental de São Paulo e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a mobilização de 70 policiais federais, 40 policiais militares ambientais e 25 fiscais. O nome da operação é uma alusão aos urutaus: aves exclusivamente noturnas e que utilizam bem a sua plumagem para se camuflar, confundindo-se com o ambiente, de modo a dificultar a sua localização pelos predadores. No caso da operação, os suspeitos praticam crimes ambientais de tráfico de animais silvestres em escala, malferindo a biodiversidade ambiental, ocultando-se na benevolência das penas criminais pífias previstas na Lei Ambiental 9.605/1998, que as qualifica como infrações penais de menor potencial ofensivo.
Mais Artigos