COM PATRULHA MECANIZADA, PREFEITURA FORTALECE PRODUÇÃO EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Para incentivar e fortalecer a agricultura familiar em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes entregou na manhã desta quinta-feira, 07 de maio, uma patrulha mecanizada para atender aos pequenos produtores dos assentamentos do município. A ação é uma parceria entre Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável/ Secretaria Especial de Agricultura Familiar –, Governo do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Essa patrulha vai atender com assistência técnica e gerencial, numa parceria com Senar, famílias do programa do leite e do programa de hortifrutigranjeiros”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Luciano Leite. Ele ressaltou que a iniciativa tem como objetivo “aumentar as qualidades na produção de leite com o trabalho de silagem e também na parte de alimentação”. A patrulha mecanizada foi adquirida com recursos provenientes de emendas da bancada federal no Governo Federal, viabilizadas via Governo Estadual/Agraer e será utilizada pelos produtores em sistema de cessão.

Técnica de campo do Senar, a engenheira agrônoma Natália Gabriele Gonzaga, explicou como funcionará, na prática, a parceria. “Temos 30 famílias atendidas no programa Bovinocultura de Leite e mais 30 no programa Hortifruti. Essas famílias vão se revezar no uso do equipamento. Uma das dificuldades do produtor rural dos assentamentos é realmente a questão de maquinário. Assim, vai facilitar o serviço pra eles e vão poder vender o produto”, disse.

Para o produtor Sidnei Vieira de Souza, do assentamento Taquaral, o maquinário vai agilizar todo o processo produtivo. “Sem uma máquina como essa, não conseguimos produzir; não conseguimos preparar o solo. Agora, essa máquina vai nos ajudar. Outro grande gargalo nosso é preparar alimentos, na seca para o gado leiteiro. Nós temos muita perda com estiagem. A patrulha vai nos ajudar para fazer a silagem; além de preparar o solo para plantio de melão, tomate, melancia e produtos em geral. Agradeço muito ao prefeito pela parceria”.

Jonas Rodrigues dos Santos, também do assentamento Taquaral, destacou que o problema foi apresentado prefeito Marcelo Iunes, que articulou aquisição do maquinário junto ao Governo Estadual. “Levamos ao prefeito a situação que temos de enfrentar para produzir e ele nos atendeu. Quero agradecer ao prefeito Marcelo Iunes pelo apoio. Essa parceria é importante para nós”, afirmou.

Após entregar a Patrulha Mecanizada, o prefeito Marcelo Iunes afirmou que a preocupação do Município é garantir condições para que os agricultores familiares consigam produzir e vender a produção.

“Estamos valorizando os pequenos produtores, principalmente os assentados, dando condições de trabalho para eles, dando condições e garantias de quanto mais produzirem, a Prefeitura tem condições de comprar. Temos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal), estamos dando condições de trafegabilidade nas estradas rurais. Agradecemos ao governador Reinaldo Azambuja pelo repasse dessa patrulha mecanizada. Temos um planejamento para aquisição de mais duas para darmos condições para que nossos pequenos produtores consigam trabalhar. Temos o projeto de reforma do antigo Mercadão, lá vai ser o mercado dos pequenos produtores dos assentamentos rurais. Um local para que possam vender suas mercadorias tanto para a população de Corumbá como para turistas”, finalizou o chefe do Executivo Municipal.

Participaram da entrega, o secretário especial de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá, e o vereador Luciano Costa, representando a câmara Municipal.

Foto: Gisele Ribeiro
Foto: Gisele Ribeiro
Foto: Gisele Ribeiro
Foto: Gisele Ribeiro
Foto: Gisele Ribeiro
Foto: Gisele Ribeiro
Mais Artigos

Rapaz é ferido por quatro tiros

Um rapaz de 18 anos foi ferido por quatro tiros na noite de quarta-feira (23), no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Ele chegou ferido no posto de

Prefeitura entrega Prêmio Helô Urt

Prefeitura de Corumbá entregou na manhã desta quinta-feira, 06 de maio, o Prêmio Mulher Helô Urt. A iniciativa presta homenagem às pessoas que contribuíram para o reconhecimento e