Ao menos 11 pessoas aguardam por leitos para tratamento da Covid em MS: ‘O sistema de saúde pode entrar em colapso’

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES) já há fila para a internação de pacientes com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensivo (UTI) e em leitos clínicos em Mato Grosso do Sul. Ao menos 11 pessoas estão aguardando por um leito para o tratamento do novo coronavírus no estado.

A SES informou que sete pessoas esperam por leitos de UTI e duas por uma unidade de tratamento clínico. Os dados da secretaria são referente a 77 municípios de Mato Grosso do Sul, que descartam Campo Grande e Dourados, que segundo a SES, as cidades possuem regulações próprias.

A prefeitura de Dourados informou que duas pessoas aguardam por leitos de UTI na cidade a 214 km da capital. A prefeitura da cidade ao sul do estado explicou em nota que a quantidade de pessoas na fila, esperando por um leito, é volátil, e que pode mudar a qualquer momento.

Segundo a médica infectologista, Priscila Alexandrino, que trabalha diretamente no atendimento de pacientes com Covid-19, disse que o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul pode entrar em colapso, caso as medidas necessárias para conter o vírus não sejam tomadas.

“Podemos esperar um número maior de casos. Se as pessoas continuarem a se contaminar, eu espero que elas não se infectem, o sistema de saúde do estado pode sim entrar em colapso”, alertou a infectologista.
De acordo com Priscila Alexandrino, muitas cidades do interior de Mato Grosso do Sul remanejam pacientes para o tratamento da doença na capital. Porém, a situação da super lotação dos leitos para tratamento da Covid em Campo Grande não é diferente dos outros municípios. A cidade, nesta segunda-feira (8), está com a taxa de ocupação nas UTIs para Covid-19 em 100%.

“O estado pode sucumbir, pois as cidades recorriam aos hospitais da capital, mas eles também estão cheios. Esperamos que isso não aconteça, mas parece que as coisas vão piorar”, reforçou a médica.

Mais Artigos