Mato Grosso do Sul brilha na disputa pelo Prêmio Finep de Inovação 2025

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anúncio dos vencedores da etapa Centro-Oeste será nesta quarta (8/10) em Brasília e marca a retomada da principal premiação do país dedicada a reconhecer iniciativas que impulsionam setores estratégicos da economia.

Sete projetos do estado de Goiás estão entre os finalistas da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep de Inovação 2025. A premiação é considerada a mais tradicional do país no reconhecimento de iniciativas que impulsionam setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) realiza nesta quarta-feira (8), em Brasília, a cerimônia que anunciará os vencedores da etapa Centro-Oeste. Ao todo, 18 projetos concorrem nesta etapa.

As áreas contempladas na premiação vão da agroindústria sustentável à bioeconomia, saúde, transformação digital, infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, deep tech startups e ambientes de inovação.Entre 2023 e 2025, a Finep investiu mais de R$ 2,3 bilhões em mais de 300 projetos contratados no Centro-Oeste. Este valor é mais de quatro vezes o que tinha sido investido entre 2019 e 2022, o que demonstra a força da região neste momento de retomada dos investimentos de forma consistente em todo o Brasil.

Até o fim do ano, serão anunciados os vencedores do Prêmio nas demais regiões do país: Florianópolis (etapa Sul – 23/10) e Recife (etapa Nordeste – 06/11). Todos os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, a ser realizado no Palácio do Planalto, na capital federal, em dezembro. As primeiras etapas foram realizadas no Rio de Janeiro (etapa Sudeste) e em Manaus (etapa Norte), em setembro.Ao todo, 115 projetos nacionais concorrem, após uma seleção entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, nas modalidades reembolsáveis e não-reembolsáveis.

A iniciativa pretende dar visibilidade a experiências inovadoras em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso do Governo Federal em estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em iniciativas que conectam a pesquisa com benefícios para o setor produtivo. Os vencedores receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025. Também haverá destaque a iniciativas lideradas por mulheres ou com participação feminina majoritária, reforçando o compromisso com diversidade e inclusão.

Projetos finalistas do MS na etapa Centro-Oeste:

Categoria: Cadeias Agroindustriais Sustentáveis
Título do Projeto: Facility do Cerrado-Pantanal a bioprodutos foodtech
Empresa/Instituição: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: A UFMS está criando a primeira plataforma nacional aberta de proteínas e peptídeos com aplicações biotecnológicas. Além de ser uma biblioteca científica para pesquisadores e empresas, a iniciativa impulsionará o desenvolvimento de bioprodutos funcionais, fármacos, cosméticos sustentáveis e bioplásticos. Com impacto direto na bioeconomia regional, o projeto gera empregos, fortalece cadeias produtivas e integra ciência, indústria e comunidades tradicionais.

Categoria: Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade
Título do Projeto: Reconhecimento de bovinos através de imagens
Empresa/Instituição: Kerow Soluções em Precisão
Descritivo do projeto: O KEROWId é uma solução digital pioneira para a pecuária brasileira, que usa inteligência artificial e visão computacional para identificar e rastrear bovinos de forma automática, não invasiva e altamente confiável. Com abordagens por silhueta corporal, espelho nasal e reconhecimento facial, a tecnologia garante conformidade com a legislação nacional (PNIB), melhora a produtividade e o bem-estar animal. O sistema funciona com câmeras de baixo custo e fácil instalação, sendo adaptável a diferentes raças e biotipos.

Título do Projeto: ACABOI – Inteligência artificial na leitura de carcaça
Empresa/Instituição: PEC BR Soluções em Agronegócio
Descritivo do projeto: Plataforma de inteligência artificial que padroniza a avaliação de carcaças bovinas, garantindo transparência na cadeia produtiva da carne, reduzindo conflitos entre produtores e frigoríficos, proporcionando remuneração justa e promovendo práticas de bem-estar animal.

Categoria: Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas
Título do Projeto: Biometano liquefeito (BioGNL)
Empresa/Instituição: Adecoagro
Descritivo do projeto: O projeto prevê a implantação da primeira planta de Biometano líquido (BioGNL) da América Latina, um marco para a transição energética. A unidade em Ivinhema (MS) garantirá maior autonomia veicular, logística mais competitiva e quintuplicará a capacidade atual de produção. A iniciativa alia inovação e sustentabilidade, reduzindo 38 mil toneladas de CO₂ ao ano, substituindo o diesel por combustível renovável e fortalecendo a segurança energética nacional.

Categoria: Deep Tech
Título do Projeto: Pantabio – Primeiro biopesticida a base de Trichoderma do Pantanal
Empresa/Instituição: Tiago Calves Nunes
Descritivo do projeto: A Pantabio desenvolve bioinsumos microbiológicos a partir de microrganismos nativos do Pantanal, com destaque para cepas de Trichoderma altamente resilientes às condições tropicais extremas. A solução promove regeneração de solos, controle biológico e ganhos expressivos de produtividade

Categoria: Ambiente de Inovação
Título do Projeto: Implantação e Consolidação do Centro de Inovação Tecnológica da Região Sudeste de Mato Grosso – CITROO
Empresa/Instituição: Instituto Tecnológico, de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis
Descritivo do projeto: O projeto promove e incentiva o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica, a inovação e o empreendedorismo, na região sudeste de Mato Grosso. Atua como ambiente de desenvolvimento de negócios inovadores e um hub de conexão entre diversos agentes do ecossistema, reunindo startups, empresas, investidores, governo, universidades e centros de pesquisa, facilitando a produção de conhecimento e a geração de negócios entre eles.

Categoria: Infraestrutura de P&D em ICTs
Título do Projeto: Fortalecimento da infraestrutura dos Laboratórios de Agricultura Digital (LADI) e de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LPPFB)
Empresa/Instituição: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Descritivo do projeto: O projeto fortalece os laboratórios da UFMS para impulsionar pesquisas em biofortificação de alimentos e desenvolvimento de bioprodutos inovadores. A iniciativa busca enfrentar a desnutrição global, melhorar a qualidade nutricional de grãos e tornar plantas mais resistentes às mudanças climáticas. Com novos equipamentos e integração multiusuária, o projeto amplia a capacidade científica da universidade, conecta-se aos ODS e promove impactos diretos na saúde, agricultura e sustentabilidade.

Mais Artigos

Concurso de Fantasia exalta luxo e criatividade

Luzes de Natal, macarrão, folhas, flores, palhas, feijão, pinturas, penas artificiais, chita, papel laminado, rendas e paetês foram alguns dos materiais utilizados pelos carnavalescos para a produção das