Mato Grosso do Sul se prepara para possíveis tempestades, que devem atingir todas as regiões do estado entre domingo (21) e segunda-feira (22). Por isso, especialistas alertam a população quanto à segurança, para evitar possíveis danos causados pelas fortes chuvas.
Por conta da possibilidade de rajadas de ventos derrubarem árvores e placas de propaganda, a concessionária de energia que atua em MS reforçou as equipes de atendimento para esses dias, de acordo com a necessidade da população.
“Os ventos fortes quebram galhos, provocam quedas de grandes árvores e lançam objetos contra a rede elétrica, podendo provocar o rompimento de cabos de energia e interrupção no fornecimento de energia. Também é comum surgirem atoleiros e o transbordamento de riachos e alagamentos das vias, especialmente nas áreas rurais, o que pode dificultar a chegada das equipes em áreas mais distantes”, comenta o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Santana.
Além disso, o especialista reforça que deve-se evitar manusear cabos elétricos ou antenas, no momento em que o tempo estiver fechado, por conta do risco de descargas elétricas e quedas.
“Evite manipular cabos ou antenas, ficar em locais descampados e se aproximar de cabos rompidos ou postes danificados, pela possibilidade de estarem energizados”, alertou o coordenador.
Para evitar prejuízos, é recomendado retirar equipamentos elétricos da tomada, principalmente aqueles que não estiverem sendo utilizados. Veja abaixo outras dicas da concessionária, para evitar acidentes.
- Evite usar chuveiro elétrico durante tempestades, pois há risco de choque em caso de raios na rede elétrica;
- Evite contato direto com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade;
- Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece proteção contra raios;
- Durante uma tempestade, evite utilizar celular enquanto estiver carregando;
- Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores;
- Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica;
- Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a mudança no tempo trará temporais e queda nas temperaturas. O domingo (21) começa com temperaturas altas, mas até o final do dia, a situação deve mudar.
O cenário é resultado da aproximação e avanço de uma frente fria, associada ao transporte de ar quente e úmido da região norte do país. O acumulado de chuva deve ultrapassar os 40 milímetros.
As cidades com maior risco de temporal são: Campo Grande, Dourados, Maracaju, Amambai, Sete Quedas, Naviraí, Miranda, Bela Vista, Ponta Porã, Bonito, Porto Murtinho e Antônio João.









