Prefeitura valoriza artistas locais na decoração do Arraial do Banho de São João

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá oficializou um Termo de Colaboração com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) para a realização da decoração do Arraial do Banho de São João de 2025. A medida tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva cultural local, garantindo que os recursos públicos destinados à festividade tradicional sejam aplicados na contratação de trabalhadores da cultura da própria cidade.

Celebrado há cerca de 140 anos e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Banho de São João envolve ampla participação popular. A ornamentação da festa será produzida por profissionais que atuam no Carnaval corumbaense, como aderecistas, costureiras e artistas visuais, assegurando geração de renda e valorização da mão de obra local. A iniciativa da Prefeitura é uma nova forma de fomento direto à classe artística especializada da cidade, utilizando recursos próprios.

A Liesco como entidade parceira foi motivada pela expertise da instituição na mobilização de profissionais da cultura e pela experiência na organização de eventos de grande porte.A proposta integra a política municipal de valorização da identidade cultural corumbaense, promovendo inclusão social por meio da arte e garantindo que os festejos juninos mantenham suas raízes e características regionais.

Para Fernando Costa, integrante da escola Acadêmicos do Pantanal, a iniciativa é bem-vinda. “É de grande valia para nós participarmos dessa iniciativa de fomento promovida pela Fundação de Cultura e pela Prefeitura. Nossa equipe do carnaval fica parada durante esse período, então é muito importante essa ação conjunta. Isso movimenta nossa mão de obra e mantém o pessoal ativo”.

“É muito importante o que está acontecendo este ano: essa parceria entre a Liesco e a prefeitura, incentivando os artistas locais e desenvolvendo um trabalho voltado à cultura da festa de São João. Tomara que isso se repita por muitos anos”, disse Manuel Fernandes Aguilar, o Manuelzinho, carnavalesco da escola Império do Morro .

Na mesma linha, Valbe Pierre Messias, presidente da Estação Primeira do Pantanal, demonstrou entusiasmo. “Estou muito contente por podermos realizar esse trabalho. Isso nos deixa motivados, animados a continuar contribuindo com a festa”.

Presidente da Liesco, Zezinho Martinez reforçou a importância do termo de colaboração. “Temos todas as condições para fazer uma decoração de São João bonita, porque contamos com uma mão de obra especializada. Para a liga das escolas de samba, isso representa geração de trabalho e renda. É um grande desafio, mas também uma enorme alegria”.

Mais Artigos

Cocaína em carga de soja é apreendida pela PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 242,5 Kg de cocaína escondidos no tanque de combustíveis de um caminhão que transportava uma carga de soja. Caso aconteceu na manhã desta

Trens descarrilam em MS e interditam vias

Em menos de 48 horas, dois trens descarrilaram em Mato Grosso do Sul e interditaram vias nas cidades de Aquidauana e Corumbá, ninguém ficou ferido. As forças de

Anvisa se reúne com laboratório da vacina Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu hoje (21) com representantes da União Química, laboratório brasileiro que participa do consórcio envolvido na produção da vacina Sputnik V, desenvolvida