Javaporcos representam ameaça crescente à safra de grãos no Brasil; cercamento de qualidade impede invasão dos animais

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Javaporcos representam ameaça crescente à safra de grãos no Brasil; cercamento de qualidade impede invasão dos animais

Por Amanda Dione Silva, zootecnista, doutora em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e analista de mercado agro da Belgo Arames

As primeiras notícias da safra de grãos 2024/2025 são positivas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de uma produção de 322,47 milhões de toneladas. O total representa crescimento de 8,3% sobre o ciclo anterior, estabelecendo um novo recorde. No entanto, diversos fatores podem comprometer o resultado da agricultura brasileira. Um deles são as invasões de animais exóticos, como os javaporcos, que têm aumentado de maneira expressiva.

Considerada como uma das piores espécies exóticas, os javaporcos – resultado do cruzamento de javalis com suínos domésticos – invadem as fazendas e destroem tudo o que alcançam e, por não terem predadores naturais no Brasil, sua população aumenta descontroladamente, o que piora o desafio.

Além de extremamente agressivos, os javaporcos representam um perigo tanto para humanos quanto para outros animais e podem comer de tudo, com uma preferência especial por milho. Segundo o Ministério da Agricultura, em algumas regiões do Brasil, esses animais são responsáveis por perdas de até 40% nas lavouras de milho, gerando sérios impactos financeiros e danos ambientais.

Neste momento, os agricultores brasileiros estão plantando soja. O passo seguinte é semear milho, em um sistema de rotação de culturas que faz o sucesso da agricultura brasileira. Por isso, esse é o momento ideal para cercar as propriedades e proteger as futuras lavouras. A proteção contra a invasão de javaporcos não apenas reduz perdas imediatas, como também impede que esses animais criem “rotas de alimentação” estabelecidas. O manejo mais recomendado é a instalação de cercas de qualidade, que sejam resistentes e duráveis.

Além dos benefícios econômicos, o controle dos javaporcos é uma medida ambientalmente responsável, já que a espécie pode provocar desequilíbrios ecológicos ao competir com a fauna nativa e degradar áreas de preservação.

Investir em cercas de proteção durante a safra de grãos é uma estratégia inteligente para o produtor que quer proteger sua lavoura contra a invasão de javaporcos. Essa medida preventiva, aliada ao uso de tecnologias minimiza os prejuízos na produção e assegura a boa produtividade das culturas, consolidando a segurança econômica e ambiental da propriedade.

Mais Artigos

Cocaína em carga de soja é apreendida pela PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 242,5 Kg de cocaína escondidos no tanque de combustíveis de um caminhão que transportava uma carga de soja. Caso aconteceu na manhã desta