Um programa federal vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas institui uma nova política denominada: Programa Kuntari Sa: Líderes Indígenas na Política Global. O anúncio, que já consta no DOU (Diário Oficial da União), prevê a capacitação de lideranças indígenas para contribuir com as emergências climáticas.
De acordo com o documento, esse programa visa atuar com efetividade nos processos de tomada de decisão relacionados à governança global do meio ambiente e do clima, dos direitos humanos e dos demais temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais.
O projeto e suas ações estão englobadas na participação ainda mais efetiva dos povos indígenas na 30ª Conferência das partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém/PA, no mês de novembro de 2025.
O evento considerado um dos mais importantes para as discussões que envolvem o desenvolvimento sustentável está sendo montando desde meados de 2024 e promete reunir lideranças das principais economias no coração da Amazônia.