Passe Livre Cultural garante entrada gratuita para pessoas com deficiência em Cuiabá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest


A partir de agora, pessoas com deficiência em Cuiabá têm garantido o acesso gratuito a eventos socioculturais na cidade. Isso porque foi regulamentado o Passe Livre Cultural, que visa promover a inclusão social por meio da cultura, lazer e esporte

A medida foi publicada em edição suplementar da Gazeta Municipal, por meio do Decreto nº 10.488/2024.

O Passe Livre Cultural permite o acesso gratuito a uma série de eventos realizados em locais públicos e privados, como feiras, exposições, cinemas, teatros, shows, eventos esportivos e outros. 

A medida atende pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual/mental, múltipla, autismo ou síndrome. 

Como fazer uso do Passe Livre Cultural? 

Para garantir o benefício, o interessado deve apresentar uma carteira de identificação emitida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), junto a um laudo médico com validade de até um ano.

Para pessoas com deficiência maiores de 18 anos, o laudo médico também deve atestar a necessidade de um acompanhante, permitindo assim a gratuidade para o acompanhante quando aplicável. Este processo pode ser verificado pelas empresas de eventos tanto no momento da compra quanto na entrada do evento.

Nos eventos que vinculam o ingresso ao consumo, a entrada permanece gratuita, mas o beneficiário e seu acompanhante pagam apenas pela consumação.

A reserva de ingressos é obrigatória 

Organizadores de eventos em Cuiabá são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência, garantindo a acessibilidade nas plataformas de venda e uma reserva até o horário do evento, seja em pontos físicos ou virtuais. 

Os ingressos destinados ao Passe Livre Cultural identificam o benefício e asseguram assentos inclusivos, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei Federal nº 13.146/2015.

Estabelecimentos e organizadores devem afixar informações visíveis sobre o Passe Livre Cultural e as condições de uso, promovendo transparência e garantindo que o público-alvo tenha conhecimento de seus direitos.

Em caso de descumprimento da lei ou de uso indevido do benefício, a regulamentação prevê sanções para os infratores, garantindo a efetividade e o respeito ao Passe Livre Cultural.

Mais Artigos