A Prefeitura de Corumbá entregou 20 judoguis (uniforme tradicional usado para prática de judô) e 42 placas de tatames para o programa ‘Luta pela Cidadania’. O repasse do material esportivo foi feito pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros, na rua Porto Carrero. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o ‘Luta pela Cidadania’ usa o esporte – no caso específico o Judô – para trabalhar na prevenção ao uso de drogas.
“É uma alegria enorme estarmos aqui hoje entregando esse kit de material esportivo para o programa ‘Luta pela Cidadania’, que é um serviço social que executamos a partir do esporte. Eu acredito que é muito importante investir na prática esportiva para nossas crianças como fazemos neste programa. Assim, no contraturno escolar ele pratica esporte e não fica com tempo livre ocioso, não fica nas ruas. Está praticando uma atividade esportiva”, disse o prefeito Marcelo Iunes.
O ‘Luta pela Cidadania’ promove, através do judô, a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas para o público infanto-juvenil (na faixa etária de 08 a 17 anos), visando torná-los menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas. O foco principal do programa é conduzir as crianças e adolescentes à reflexão, contribuindo para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha.
“Quero agradecer ao juiz de Direito, André Luiz Monteiro, aqui de Corumbá, pela sensibilidade em ajudar a Prefeitura a dar oportunidade às nossas crianças e jovens participarem deste curso. Agradeço também ao professor Luiz Paulo de Freitas Ribeiro por ter feito esse projeto e quem ganha são os pais e toda nossa população. Podem ter certeza, que nós vamos continuar trabalhando e sempre fazendo o melhor para as crianças, pela nossa cidade”, completou Marcelo Iunes.
O secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, explicou como funciona o projeto que tem apoio do Poder Judiciário. “É uma ação que iniciamos no bairro Generoso, com apoio do Rotary, e por orientação do prefeito Marcelo Iunes apresentamos ao juiz de Direito, André Luiz Monteiro, que era da Vara de Execuções Penais. Ele achou interessante o projeto, de resgatar as crianças através do esporte, tirá-las da violência e das drogas. Por meio do Poder Judiciário, oportunizou recursos para aquisição destes materiais. O Poder Judiciário tem um fundo, que fez a destinação dos recursos ao Fundo Municipal Antidrogas”, disse o secretário, que também agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania; Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) para a realização do programa ‘Luta pela Cidadania’, “Somente parcerias, conseguimos desenvolver os projetos”, completou.
Diretor-presidente da Funec, Luciano Silva de Oliveira, ressaltou o trabalho realizado pela Prefeitura no incentivo ao esporte. “A Funec tem o judô dentro do programa Geração Olímpica. Também levamos a modalidade para a APAE, onde incentivamos o paradesporto. Temos o judô também com o instituto Novo Olhar e agora aqui com parceria do Poder Judiciário”, destacou. Representando a Câmara Municipal, o vereador Allex Dellas (líder do governo), declarou que o trabalho da Prefeitura “é incessante” para garantir “as melhores condições” para realização da prática esportiva na cidade. Ele ainda exaltou o trabalho em parceria. “Todos os poderes, seja o Legislativo, Executivo ou Judiciário, somando forças, nos possibilitam galgar maiores passos”. O vereador Samyr Qualhada acompanhou a solenidade.
Luiz Paulo de Freitas Ribeiro, fundador e professor do ‘Luta pela Cidadania’ enfatizou que o programa tem como base quatro pilares para formação.“O primeiro deles, que trabalhamos com nossos alunos, é que devem ser bons filhos. Depois, ser um bom aluno; ser um bom amigo e, só depois de tudo isso, ser um bom atleta. Porque a gente busca realmente uma formação dentro de casa, para que essa boa formação reflita no tatame. Eu não quero ter o melhor atleta para ter o melhor filho. Queremos ter o melhor filho para depois ser o melhor atleta. Trabalhamos em cima disso, para que a gente realmente mude e transforme a vida de cada um”, finalizou.