O vereador Allex Dellas apresentou um Projeto de Lei esta semana na Câmara Municipal que dispõe sobre a criação e desenvolvimento de um curso pré-vestibular, intitulado “Gabaritou Corumbá”, para proporcionar preparo adequado aos jovens e adultos que buscam aprovação em cursos do ensino superior, ou até mesmo concursos públicos.
Allex lembrou que, na atualidade, a busca por ingressar em um curso de ensino superior ou aprovação em um concurso público, aumentou de forma acelerada entre os jovens, gerando uma ampla concorrência por tais vagas.
“No Brasil, cursos preparatórios não estão dentro das obrigatoriedades do governo. Estes cursos são oferecidos por empresas privadas, com alto custo de mensalidade, ou por projetos populares, de forma gratuita. Por isso mesmo estamos propondo o projeto “Gabaritou Corumbá”, para dar assistência aos jovens corumbaenses que encontram dificuldades financeiras e participar de cursos particulares”, explicou.
Dessa forma, o Projeto de Lei apresentado na Câmara, autoriza o Poder Executivo, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a criar curso pré-vestibular e preparatório para concursos públicos, como forma de inserir mais jovens de baixa renda em universidades ou mesmo em órgãos públicos, aumentando as oportunidades para a construção de uma vida acadêmica e profissional.
O Projeto de Lei prevê realização dos cursos nas dependências das próprias escolar municipais, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (Geografia, História, Artes, Sociologia, Filosofia) e Redação, sendo abordadas por professores capacitados, estudantes da graduação em seus últimos períodos de estudo.
Pela proposta, as aulas serão diárias, no período vespertino, com carga horária de 20 horas semanais. Para a devida inscrição, é necessário que o candidato resida em Corumbá; idade igual ou superior a 16 anos; tenha concluído o Ensino Médio, sendo todo em escola pública, e renda mensal de até 03 salários mínimos. Alunos que estejam matriculados no último ano do Ensino Médio, em escola pública, também poderão participar.
O Projeto autoriza ainda o Executivo Municipal a realizar convênios com as Faculdades e Universidades locais, com o Governo do Estado, com o Governo Federal, instituições diversas e empresas privadas, para que estas disponibilizem acadêmicos de cursos de licenciatura e/ou bacharelado das disciplinas especificadas, para ministrarem as aulas do curso.
“Os jovens não serão os únicos beneficiados com o projeto, mas também alunos dos últimos períodos da graduação de cursos de licenciatura, que poderão ser professores voluntários, podendo assim exercitar seu magistério durante as aulas ministradas”, completou.
TRÂNSITO
Por outro lado, Allex está solicitando ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, análises e estudos para instalação de um redutor de velocidade na Rua Geraldino Martins de Barros, Bairro Centro América, próximo ao Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Explicou que, recentemente, dois acidentes graves ocorreram na via, e que desde então, a comunidade tem solicitado intervenção do Poder Público para maior segurança na região, contendo excesso de velocidade.