Entre os dias 02 a 05 de agosto, Corumbá será sede da XI Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual. O evento conta com a parceria do Governo do Estado, através da FUNDESPORT, e da Prefeitura Municipal de Corumbá.
A abertura do evento será no Centro Múltiplo Esportivo “Lucilio de Medeiros”, da Rua Porto Carreiro, às 19h30min, com a presença do de inúmeras autoridades, gestores de Apaes do Estado e familiares, que vem prestigiarem seus atletas (alunos das Apaes).
Diretamente estarão envolvidas mais de 420 pessoas nesse evento, que faz parte da seletiva para a XIII Olimpíadas das Apaes – Edição Nacional, que acontecerá em Aracaju – SE, de 05 a 10 de dezembro deste ano.
O objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, para sua inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas.
Os atletas apaeanos estarão competindo nas seguintes modalidades esportivas: Atletismo, Futebol de Salão, Futebol Society, Handebol, Natação, Tênis de Mesa e Bocha.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da FUNDESPORTE e da Prefeitura Municipal de Corumbá – MS. Desde o primeiro momento, o prefeito Marcelo Yunes abraçou a causa, colocando todo o seu secretariado à disposição da causa, para que o evento seja coroado de êxito.
Estarão participando, atletas apaeanos de 41 Apaes do Estado. Água Clara, Alcinópolis, Amambaí, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bandeirantes, Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da
Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Itaporã, Itaquirai, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu e Três Lagoas.
A rede apaeanas tem realizado uma luta permanente pela garantia dos direitos, principalmente pela inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, associadas ou não a outras deficiências.
Conforme afirmou o Diretor Administrativo da Apae de Corumbá, Milton Carlos de Melo, a entidade desenvolve um trabalho permanente na área da educação, saúde e assistência social, sendo que na área da educação mantem a Escola Especializada Reino do Amor e na área da saúde, mantem e administra o CER – Centro Especializado de Reabilitação, que se encontra em fase de ampliação dos seus serviços, passado para CER 4, ampliando assim o atendimento e quem ganhará com isso é a comunidade corumbaense.
Já o presidente da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul, Ottão Pereira de Almeida expressou os agradecimentos ao Governo do Estado, através dos dirigentes da Fundesport e do Prefeito Marcelo Iunes, que acreditou e colocou à disposição todo o seu secretariado para que o evento seja um verdadeiro sucesso.
As Olimpíadas Especiais das Apaes são realizadas desde 1973, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes, que frequentam as entidades, não só participarem de um evento de amplitude nacional, mas também de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais.
Esta fase estadual em Corumbá, será uma seletiva para a XXIII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional que ocorrerá em Aracaju – Sergipe de 05 a 10 de dezembro de 2022.