A Câmara Municipal de Corumbá aprovou uma Moção em Apoio à aprovação do texto original, sem emendas, do Projeto de Lei 151/2015 que tramita no Congresso Nacional visando a regulamentação da profissão do podólogo em todo o País. O requerimento é de autoria do presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Roberto Façanha, e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.
O requerimento foi apresentado durante sessão do Poder Legislativo e endereçado ao Senado Federal, em nome do presidente Rodrigo Pacheco (DEM), bem como aos demais senadores e deputados federais integrantes da bancada sul-mato-grossense, tendo em vista a importância da profissão, um ramo auxiliar da medicina que se dedica à anatomia, fisiologia e patologia dos pés.
Façanha ressaltou que é de extrema importância ter esses profissionais reconhecidos, citando que são responsáveis pelo tratamento de uma parte do corpo, com ênfase ao atendimento multidisciplinar da área da saúde, e extremamente importante na identificação de sintomas de patologias dos pés nas áreas de ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia, entre outras.
“É extremamente importante o reconhecimento de um trabalho sério, que ocorre a décadas, mas sem reconhecimento profissional nas esferas estadual e federal. Por isso mesmo estamos propondo essa Moção de Apoio, já que a regulamentação contribuirá para o fortalecimento e valorização da classe e sua inserção nos quadros profissionais de saúde do País”, observou.