Prefeitura integra Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá faz parte do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. O prefeito Marcelo Iunes assinou o tratado nesta sexta-feira, 15 de outubro, durante reunião com o subsecretário estadual de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos, e com a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes. O coordenador de Política Públicas para LGBTQIA+, Márcio Kalango, acompanhou a assinatura.

Ao assinar o Pacto Estadual, Marcelo Iunes destacou que a Prefeitura de Corumbá “trabalha fortemente a questão da cidadania”, realizando com frequência ações afirmativas junto à população LGBTQIA +. “Temos na estrutura do poder público uma Coordenadoria LGBTQIA + e também Coordenadorias para Juventude; Racial; Mulheres e Idosos”, afirmou o prefeito de Corumbá. Iunes antecipou ao subsecretário estadual, que vai encaminhar ofício à presidência da Câmara Municipal solicitando que o Plano Municipal LGBT seja colocado em pauta para apreciação do Legislativo.

A secretária de Assistência Social e Cidadania ressaltou que a assinatura do Pacto Estadual reforça o trabalho que Corumbá já realiza e coloca o Município como referência nas ações. “Como Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica vamos seguir uma diretriz do Estado, mas o Município já desenvolve esse trabalho continuamente. Temos a Coordenadoria LGBTQIA+, que é responsável pela execução de nossas ações e políticas públicas. A partir do Pacto vamos chegar nos órgãos estaduais para que a gente faça as políticas públicas melhores como Estado caminhando junto para garantirmos assistência melhor, em qualquer setor, à nossa população LGBTQIA +. Está pactuado hoje aqui e vai dar mais efetividade no nosso trabalho. Corumbá, com certeza, acaba sendo também referência nos trabalhos que a gente vem realizando e prestando”, disse Amanda Iunes.

“O Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica objetiva enfrentar e combater a violência que a população lgbt sofre e potencializar a municipalização das políticas públicas nas cidades sul-mato-grossenses. Corumbá é uma das maiores cidades, é importante essa pactuação para a população lgbt daqui”, afirmou o subsecretário estadual de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos. Ele salientou que o Plano Municipal LGBT “potencializa a cidadania”.

O Pacto

O Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica foi instituído por meio do decreto nº 15.678. de 19 de maio de 2021. É uma ação estratégica para articular ações de forma integrada que visam a promoção de direitos e ocombate à violência LGBTfóbica, com os seguintes eixos de atuação: gestão participativa e enfrentamento à violência.

São objetivos: aperfeiçoar o marco normativo de proteção à população LGBT+; construir e ampliar a rede de proteção e de atendimento à população LGBT+ vítima de violência e a municipalização das políticas públicas.

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC
Mais Artigos

Cocaína em carga de soja é apreendida pela PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 242,5 Kg de cocaína escondidos no tanque de combustíveis de um caminhão que transportava uma carga de soja. Caso aconteceu na manhã desta