Prefeito recebe estudo feito pelo COMAD e debate novas ações com o Conselho Municipal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 02 de setembro, o estudo feito pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Corumbá (COMAD) com estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME). Os dados foram coletados antes da pandemia e agora, após a retomada das aulas presenciais, vão ajudar a nortear as ações de prevenção e combate ao uso de drogas.

“São números importantes que mostram a realidade da região. Com certeza esses dados serão bastante uteis para que não só a Prefeitura, como o próprio COMAD e seus parceiros, possam definir estratégias para evitar que os jovens entrem para o mundo das drogas”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Outras ações também foram debatidas durante o encontro, que contou com a presença do presidente do COMAD e secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, a vice-presidente do Conselho, Jaqueline Pagung Ribeiro, e Michele Ribeiro, secretária-executiva do Conselho Municipal.

O estudo sobre políticas públicas sobre drogas nas escolas da Rede Municipal de Ensino fez parte do PAE (Programa de Alimentação Escolar) e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

COMAD

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através do prefeito Marcelo Iunes, sancionou a Lei n.º 2.647 de 16 de outubro de 2018, que, entre outras questões, dispõe sobre o desenvolvimento das ações voltadas à prevenção e repressão ao uso de drogas, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais, estaduais e municipais existentes no município e dispostas a cooperar com esforço municipal.

O COMAD desde sua reativação trabalha os cinco eixos da Política Nacional e Estadual sobre Drogas, que são a prevenção, tratamento, reinserção social, repressão e pesquisa, através de parcerias com instituições que trabalham com o tema, oferecendo cidadania, diminuindo fatores de risco e o enfrentamento ao do uso e abuso de drogas.

São objetivos do COMAD a redução da oferta e da demanda de substâncias psicoativas no Município de Corumbá; a formulação da política municipal sobre drogas; acompanhar o desenvolvimento das ações de fiscalização e repressão, executadas pelo estado e pela União; a aprovação do plano de aplicação de recursos públicos, fiscalização, orientação e apoio às entidades assistenciais voltadas para a prevenção, combate, recuperação, tratamento ou assistência de usuários e dependente; planejar, supervisionar, controlar, coordenar, integrar e fiscalizar o desenvolvimento das ações de todas as instituições e entidades municipais, movimentos comunitários organizados e representações de instituições estaduais e federais existentes no Município, dispostos a cooperar com esforço municipal sobre combate as drogas; estabelecer fluxo contínuo e permanente de informações com órgãos do Sistema Federal e estadual de entorpecentes, a fim de facilitar e atualizar o planejamento e a execução da política local adequada  promover cursos periódicos especializados sobre o tema, destinado a professores, assistentes sociais, servidores da área da saúde e afins, visando difundir os conhecimentos sobre os malefícios das drogas.

Mais Artigos

Faleceu em Corumbá PAI do Vereador Bira

Ubiratan Canheta de Campos (pai),foi vereador por duas legislaturas na Câmara Municipal de Corumbá (a segunda assumiu como suplente), durante os anos 70 e 80 ,presidente da antiga