Vereador solicita informações sobre realização do Teste do Pezinho em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O vereador Nelsinho Dib está pedindo informações, junto à Prefeitura, sobre o Teste do Pezinho, se está sendo realizado normalmente em Corumbá. A solicitação foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal e direcionada ao secretário de Saúde Rogério dos Santos Leite.

O vereador ressaltou o exame é o principal instrumento do Programa Nacional de Triagem Neonatal, lançado por meio da Portaria n.º 822/2001, do Ministério da Saúde, como forma de detectar de forma precoce, doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê, levar a sequelas irreversíveis ou até mesmo ao óbito.

Nelsinho está buscando saber se os testes são remunerados pelo SUS ou se a população precisa despender recursos financeiros; se estão acontecendo normalmente, onde estão sendo realizados; qual o período recomendável para a realização do teste após nascimento do bebê, e o que está sendo realizado, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, visando implementar o Teste do Pezinho Ampliado, a partir de maio de 2022, o que irá possibilitar a identificação de mais de 50 novas doenças.

PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Em outro requerimento, Nelsinho Dib solicitou à Prefeitura, o envio de informações em relação às atividades que estão previstas na cidade sobre a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e Afins.

O vereador busca saber ainda se houve destinação específica de recursos, em nível Estadual ou Federal, para aplicação na campanha; se o veículo continua as atividades pertinentes, quais são e qual pasta está servindo, entre outras informações.

Nelsinho explicou que tem sido abordado sobre a questão, diante dos muitos casos de dependentes de drogas e afins na região, e que “é preciso desenvolvimento de campanhas e ações com o objetivo de prevenir e combater o uso de drogas, e que “as informações são de extrema importância para que a Câmara e seus vereadores, destinem o máximo de seus esforços e apoio possíveis, visando reforçar o trabalho de prevenção e combate ao uso de drogas  na região”, reforçou.

NA PRAÇA DO SESI

A instalação de brinquedos específicos para crianças e adolescentes com necessidades especiais na Praça do SESI, é o que está pleiteando o vereador Nelsinho Dib junto Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), como forma disponibilizar uma melhor estrutura para essa camada da população corumbaense.

A solicitação ocorreu por meio de requerimento endereçado ao presidente da FIEMS, Sérgio Longen, apresentado durante sessão do Poder Legislativo corumbaense. A praça fica localizada na Alameda São José, Bairro Maria Leite.

No documento, o vereador solicita ainda a disponibilização de horário específico para a utilização desses novos equipamentos, pelas crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), caso sejam instalados.

Nelsinho explicou que o pedido atende anseios de pais e professores de crianças e adolescentes com necessidades, que buscam espaços de inclusão social. Lembrou que a praça, quando de sua implantação, previa atender as necessidades dos moradores da região, mas não dispõe de equipamentos específicos para esse público.

INFRAESTRUTURA

O vereador busca ainda junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a realização de serviços de recuperação da Alameda Catarina, localizada na rua Dom Pedro II, entre as ruas República da Bolívia e República do Paraguai, no Bairro Popular Nova.

Explicou que é preciso é preciso recolocar lajotas na via e realizar os serviços necessários para melhorar as condições de trafegabilidade. “Todas as vias estão recebendo pavimento e os moradores estão preocupados e não querem ser esquecidos pelo Poder Público, em relação à alameda que necessita ser recuperada”, reforçou.

PALMEIRAS

Em outro requerimento, o vereador está solicitando à presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, a remoção de palmeiras imperiais plantadas na Avenida General Rondon, as que estão comprometidas (mortas), com riscos de quedas inclusive, e que outras mudas sejam plantadas nos locais.

Nelsinho pediu ainda que, as novas mudas sejam de tamanhos adequados “como forma de minimizar os problemas decorrentes das ações de vândalos, que possam comprometer o desenvolvimento das palmeiras”. essas espécie vegetal”.

Mais Artigos