O governo do estado do Mato Grosso do Sul vai encaminhar para hospitais de São Paulo cinco pacientes com Covid que estão em estado grave de saúde. A remoção está prevista para 16h (horário local, 17h de Brasília) e ocorre por causa das filas por leitos clínicos e de terapia intensiva nos hospitais do estado — neste domingo, o número de pessoas à espera de vagas chegou a 251.
No início deste domingo (6), a secretaria estadual de Saúde (SES) havia informado que seriam enviados apenas três pacientes a São Paulo, porém, horas antes do embarque, definiram que cinco pessoas serão levadas de Campo Grande para capital paulista.
Só no mês de junho o estado já registrou 10.834 casos positivos de Covid (leia mais ao fim da reportagem).
As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira (2). Uma paciente de Bonito foi encaminhado para Porto Velho,em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) ao governo de Mato Grosso do Sul.
Na sexta-feira (4),mais 7 pacientes de Dourados seguiram para Rondônia, e, no sábado (5), mais um caso grave, desta vez do município de Itaquirai, foi enviado para o estado, totalizando nove transferências.