Gestante realizou parte em pleno pantanal na região do Paiaguás em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) e a Marinha do Brasil resgataram neste domingo (19) uma mulher de 28 anos logo após o parto em uma área de difícil acesso no Pantanal. Antes da chegada das equipes, o marido da gestante realizou o parto com orientação de um bombeiro por telefone.

A mulher entrou em trabalho de parto na região do Paiaguás, a aproximadamente 160 km de Corumbá.

Durante a madrugada, o marido ligou para a Central 193 e informou que a esposa apresentava contrações regulares a cada cinco minutos. Minutos depois, ele retornou a ligação relatando que já conseguia ver a cabeça do bebê.

Diante da iminência do nascimento, o bombeiro de plantão orientou o pai sobre como conduzir o parto com segurança até a chegada do resgate. Ele recebeu instruções para higienizar as mãos, utilizar panos limpos e apoiar cuidadosamente a cabeça e os ombros do bebê no momento do nascimento.

Após o parto, o militar explicou como cuidar do cordão umbilical, esterilizar uma tesoura, cortar o cordão a cerca de 15 centímetros do umbigo e amarrá-lo com linha de nylon.

Também orientou sobre a eliminação natural da placenta e a importância de manter o recém-nascido aquecido para estabilizar a temperatura e preservar os sinais vitais.

Segundo relato do pai, a bebê chorou assim que nasceu e respirou espontaneamente, indicando que o parto foi bem-sucedido.

Na manhã de domingo, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), da Marinha, transportou mãe e filha até a Santa Casa de Corumbá, com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário.

A Marinha reforçou que os resgates em áreas remotas são realizados com helicópteros do Comando do 6º Distrito Naval, em cooperação com o Corpo de Bombeiros, apenas em situações de emergência. Fatores como condições meteorológicas, distância e horário influenciam o deslocamento.

Mais Artigos

Mulher é morta a tiros pelo companheiro

Uma mulher de 40 anos, identificada como Andréia Ferreira, foi morta a tiros neste domingo em Bandeirantes MS. Conforme a Polícia Militar, o autor dos disparos é Carlos