PROERD forma mais de 400 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) receberam certificados de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado, 25 de novembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros. Foi a segunda formatura deste ano. Foram entregues diplomas para os estudantes, das quintas séries, das escolas José de Souza Damy; Barão do Rio Branco; Fernando de Barros; Izabel Corrêa de Oliveira e Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.

O secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, representou o prefeito Marcelo Iunes na solenidade. De acordo com o secretário, a formação no PROERD é “uma vacina” que os estudantes da Rede Municipal recebem contra as drogas e violência. O titular da Educação destacou que o prefeito tornou o programa uma política pública municipal, definido por lei, com objetivo de desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens.

Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Magno da Silva, destaco que as lições do PROERD indicam que a prevenção “é o único e mais barato caminho, porque estamos com a educação das crianças, com policiais militares dentro de sala de aula. É o caminho mais objetivo porque apresentamos a criança uma forma de tomar uma decisão mais segura. Não tratamos só sobre drogas, abordamos decisões seguras sobre a questão do bullying; discutimos a falta de respeito; a questão da violência escolar e, também, sobre a questão da dependência química. Não tratamos de drogas em sala de aula, mas do efeito que isso pode causar após a falta de decisão segura”.

Coordenador estadual do PROERD, coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, afirmou que ao tornar o programa Lei Municipal, o prefeito Marcelo Iunes demonstra “estar preocupado com a questão das drogas nas escolas. Quando nós procuramos estabelecer o PROERD nos municípios, nós buscamos o poder público. Conversamos com os prefeitos para conscientizá-los da necessidade da implantação de um projeto que, em longo prazo, vai trazer benefícios em relação à questão da formação. A lei municipal só facilita o tratamento e as tratativas futuras em relação à sequência do PROERD”.

A lei municipal

Sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, a lei n° 2.836, que institui como Política Pública Municipal o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), busca ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar. A promoção da cidadania e a disseminação da cultura da paz também são objetivos descritos na Lei Municipal, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

O programa será executado pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o Executivo Municipal. As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência incluem a promoção de cursos, por policiais, para crianças, adolescentes, jovens, pais e professores, com o propósito de esclarecer as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.

A realização de aulas sistemáticas de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicotrópicas, que causam dependência física ou psíquica, para as comunidades escolar e condominial, e a articulação com a realização de campanha em busca de parcerias para garantir a sustentabilidade, ampliação e aperfeiçoamento do programa também são focos do programa.

A Lei Municipal ainda tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens; ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.

Participaram da solenidade a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; o controlador-geral do Município, Luiz Fernando Moreira, e os veredores Allex Dellas (líder do governo); Alexandre Vasconcellos e Manoel Rodrigues.

Mais Artigos