Bloco ‘Sandálias de Frei Mariano’ reforça retorno da alegria do carnaval de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O carnaval de Corumbá teve na noite de terça-feira, 19 de abril, “o Retorno da Nossa Alegria” com a descida do bloco ‘Sandálias de Frei Mariano”, que cruzou a Passarela do Samba ao som de muito pagode, axé, samba-enredo e também embalado pela marchinha sobre a lenda de Frei Mariano, que tem o consagrado refrão “Vôte, vôte, vôte, vôte! Chispa, chispa, chispa!”.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou a descida do bloco, da concentração até a dispersão. “O importante é que a população está prestigiando o Carnaval e, automaticamente, ajudando às pessoas que estão trabalhando durante o evento. É um dinheiro que volta pra cidade, é investimento mesmo. Carnaval não é gasto, gera renda e gera emprego aqui no município. Tudo isso, ajuda as pessoas que estão desempregadas e têm no carnaval uma oportunidade para gerar renda própria”, afirmou ao destacar a força e importância econômica do carnaval para a cidade.

Foto: Clóvis Neto/PMC

Iunes destacou que o bloco, inicialmente composto por servidores públicos, hoje recebe toda a população. Esse caráter democrático mostra que “Corumbá faz um carnaval com alegria e paz”. Cerca de 700 foliões deixaram a concentração do bloco no Hotel Nacional, na rua América. O número se multiplicou ao longo do trajeto, que passou pela rua Frei Mariano e terminou no cruzamento da avenida General Rondon com a rua Sete de Setembro.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, também acompanhou a descida do tradicional bloco. “O carnaval de Corumbá retornou com força, trazendo alegria aos corumbaenses. O bloco ‘Funecão’ também foi um sucesso, abrindo o carnaval na segunda-feira, dia 18, com público de 800 participantes, e isso mostrou que nosso carnaval é tradição e também movimenta a nossa economia”, completou.

Presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, exaltou a tradição do bloco, que completa 16 anos neste carnaval. “Estamos aqui com muita alegria, é o retorno da nossa alegria. É essa a tradição que estamos mantendo é essa a função do nosso bloco, criado pela saudosa Helô Urt”, disse. Criado em 2006, o bloco foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá. Expulso, ele teria enterrado suas sandálias em lugar incerto, afirmando que a cidade somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

Foto: Clóvis Neto/PMC
Mais Artigos