Com cerimônia de posse, Reme oficializa novo quadro de gestores escolares

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Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Com essa frase de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira foi que a diretora Dorothéa Iraydes Midon, da escola municipal integral Rachid Bardauil, iniciou sua fala para os colegas gestores de unidades educacionais de Corumbá na cerimônia de posse que desses profissionais que têm, entre outras atribuições, zelar pelo bom andamento das escolas e centros de Educação Infantil.

A Reme – Rede Municipal de Ensino de Corumbá – renovou o quadro dos gestores neste ano letivo de 2022, quando as aulas presenciais retornaram em todas as unidades, após um período de isolamento utilizado como medida de prevenção à disseminação da Covid. Os gestores empossados na noite da última sexta-feira, 08 de abril, passaram por um processo seletivo organizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

“O maior objetivo da nossa gestão é a Educação. Em 2018, demos um salto muito grande na Educação. Em 2020, em pesquisas qualitativas, a Educação mostrava-se com a mais bem avaliada de toda a gestão, em torno de 75%, antigamente era 15 a 20%”, disse o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, que esteve presente na cerimônia de posse dos gestores onde lembrou os investimentos realizados no setor da Educação.

“Hoje nossa merenda é falada no Estado inteiro como a melhor do Estado, contendo frutas e peixes no cardápio. Todo ano, estamos entregando uniforme e kits escolares. Vamos investir, cada vez mais, na valorização de vocês, profissionais da Educação. Agora em maio, vamos dar um índice linear (reajuste salarial) para todos, mas futuramente, estamos estudando uma forma de valorizar além dos professores, os técnicos, administrativos”, observou o chefe do Executivo.

Presente na cerimônia, o presidente da Câmara de Corumbá, vereador Roberto Façanha, destacou o importante papel do gestor que extrapola os muros das unidades escolares, uma vez que é esse profissional que faz a interlocução entre ambiente escolar e o familiar.

“Que vocês possam realmente superar os obstáculos juntamente com os alunos que estão novamente aprendendo a conviver na rotina escolar. Adaptamo-nos ao home office, à distância e, hoje, a gente volta a se aproximar. Desejo que vocês façam essa interlocução entre alunos, professores e comunidade com a qualidade que vocês demonstram ter”, discursou.

Novos aliados

Além das aquisições de bens como veículos, carteiras escolares, e a execução de reparos e reformas em unidades escolares, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, lembrou importantes ferramentas que foram recém-implantadas e que ajudarão na gestão desses espaços educacionais.

“Criamos o Termômetro da Gestão Escolar. É um parâmetro que precisamos seguir para melhor e qualificar ainda mais as unidades da Reme. Vamos seguir passo a passo. Sei que não é fácil para chegar numa qualidade de nossos alunos. Nós, da Semed, cobramos qualidade, pois queremos que nossos alunos saiam com índices melhor do que antes da pandemia”, afirmou.

O termômetro toma por base um formulário de avaliação com critérios elencados em cinco diretrizes: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Sistemas de Informação da Gestão Escolar e Escrituração, Gestão de Infraestrutura Escolar e Gestão de Ensino e Aprendizagem. O formulário será preenchido uma única vez por unidade de ensino em períodos pré-estabelecidos pela Secretaria de Educação. Após tabulação desses dados, o desempenho de cada escola poderá ocupar um dos cinco estágios do termômetro conforme coloração, a saber: vermelho, amarelo, laranja, azul claro e azul escuro, sendo as cores quentes para referenciar resultados que merecem alerta e melhoras e as frias para as melhores avaliadas.

“Criamos também o PDDEM, que já estará com os recursos disponíveis na semana que vem. Não adianta nada disso sem ter o mais importante: melhorar a aprendizagem dos nossos alunos. Temos nossas metas a serem alcançadas e contamos com o apoio de todos. Teremos que trabalhar um ano como se fosse três para diminuir essa defasagem trazida pela pandemia”, alertou.

Com o PDDEM (Programa Dinheiro Direito na Escola Municipal), os diretores das escolas e centros e educação infantil passarão a gerir recurso que poderá ser utilizado ao longo do ano em demandas específicas contempladas na lei. Entre elas: manutenção e reparos de suas estruturas física, hidráulica, elétrica, bem como pequenas reformas; conservação preventiva e corretiva das Unidades, limpeza da área escolar, etc.

Ao todo, 30 gestores foram tomaram posse, juntamente com os diretores-adjuntos, conforme tipologia escolar, envolvendo unidades tanto da zona urbana como da zona rural.

Fotos: Clóvis Neto

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