Projeto de Lei
A transformação da antiga Estação Ferroviária de Corumbá em um camelódromo, é o que está propondo o vereador Yussef Salla, como forma de atender comerciantes populares que exercem suas atividades no centro da cidade, principalmente nas calçadas, prejudicando o fluxo de pedestres.
A sugestão foi feita na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 26, por meio de um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a utilizar aquele espaço para essa atividade.
Yussef observou que, com a criação do camelódromo, todas as pessoas que comercializam produtos dos mais diversos na área central da cidade e em outras regiões, terão um espaço fixo para exercer suas atividades, dentro da legalidade, devidamente identificados pela Secretaria de Finanças e Gestão, inclusive com documentação necessária para funcionamento, como alvará expedido pelo Município.
“Será um espaço organizado, com boxe para atender os comerciantes por meio de autorização onerosa, de forma pessoal e intransferível”, destacou. Além disso, o Projeto de Lei prevê a criação da taxa de licença e autorização para o exercício da atividade, no valor de 100 VRMs (Valor de Referência Municipal) a serem pagos mensalmente, que serão destinados às despesas do camelódromo. “O saldo desse valor arrecadado será destinado “, continuou.
Enquanto aguarda a tramitação do Projeto de Lei, Yussef Salla solicitou ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, estudos no sentido de criar um espaço para acomodar os comerciantes da área central, de forma imediata, para que eles possam trabalhar dentro da legalidade visando o sustento da família, principalmente nesse período de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.
PAVIMENTO
Na mesma sessão, Yussef Salla solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a recuperação do pavimento da Rua Luís Feitosa Rodrigues, trecho entre as ruas São Paulo e Minas Gerais, para eliminar os buracos existentes que dificultam tráfego de veículos e pedestres, além de minimizar riscos de acidentes.
TRÂNSITO
Já ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, Yussef reivindicou a instalação de um redutor de velocidade na Rua Cáceres, entre as ruas Minas Gerais e Paraná, para garantir maior segurança no trânsito e evitar que veículos trafeguem em alta velocidade, colocando em risco moradores da região e pessoas que transitam pelo local.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador