Pessoas interessadas em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como ‘Novo RG’, poderão agendar atendimento para o mês de maio a partir desta segunda-feira (31).
Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, 2,1 mil vagas diárias foram disponibilizadas, sendo 800 para Campo Grande e 1,3 mil para os 78 municípios do interior do estado.
Confira as informações sobre o passo a passo e documentos que devem ser apresentados no dia do agendamento. Confira abaixo:
Como funciona o agendamento?
- É realizado pelo site da Sejusp (acesse aqui)
- Selecione o município em que deseja emitir a CIN;
- Selecione o serviço que deseja solicitar – 1ª ou 2º emissão da CIN;
- Selecione um posto de atendimento;
- Selecione o melhor dia e horário;
- Preencha os dados pessoais;
- Digite os caracteres de segurança;
- Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.
Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar para emissão da 1ª via?
- Certidão de nascimento (para os solteiros) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada
- Certidão de casamento (para os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas averbações) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada. Na ocorrência de segundo casamento, deve ser apresentada a nova certidão e a do casamento anterior com as averbações necessárias.
- CPF (Cadastro de Pessoa Física) – emitir o comprovante de situação cadastral do CPF, no site da Receita Federal (acesse aqui)
- Certidão de Naturalização (se for o caso) – mesmo se casado no Brasil
- Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de recolhimento junto à guia DAEMS impressa.