Projeto Bem Nascer MS repassa ultrassom digital portátil para Prefeitura de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá recebeu nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, um aparelho de ultrassom digital portátil. O equipamento foi repassado ao Município pelo projeto ‘Bem Nascer MS’, que é desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir os índices da mortalidade materna e infantil. O aparelho está em funcionamento no Centro de Saúde da Mulher.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a portabilidade do equipamento permitirá a Prefeitura levar ultrassom para variados pontos de Corumbá. “O projeto Bem Nascer MS é muito importante, o Governo do Estado nos repassou um aparelho digital de ultrassom portátil que nos possibilita levar esse serviço para os assentamentos e também para as ações do Programa Povo das Águas no Pantanal. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja, à primeira-dama Fátima Azambuja e ao secretário Geraldo Resende, por mais essa parceria com Corumbá, para que a gente possa reduzir a modalidade materna infantil em todos os municípios do Mato Grosso do Sul”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Madrinha do projeto ‘Bem Nascer MS’ em Corumbá, a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou que semanalmente 96 mulheres são atendidas e passam pelo serviço de ultrassom na cidade. Ela lembrou que a redução dos índices de mortalidade materna e infantil é um desafio de todo o país.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem a missão de promover o engajamento da sociedade corumbaense a colaborar com esta missão”, pontuou Amanda Iunes. A meta é reduzir até 2030, a razão de mortalidade materna para menos de 30 por 100 mil nascidos vivos e também a redução da mortalidade infantil para um único dígito. O Brasil precisa atingir até 2030, metas de redução da mortalidade materna, conforme pactuação definida nos ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando morte materna como todos os óbitos que ocorrem durante a gravidez ou até os 42 dias seguintes ao parto, para cumprir acordos firmados com a ONU.

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, enfatizou que o ‘Bem Nascer MS’ é um projeto que “dá condições para fazer o atendimento de ultrassom obstétrico, ultrassom ginecológico e chama atenção para todo fluxo de atendimento da rede de atenções de saúde relacionado à saúde da mulher e da pediatria. Mostra a responsabilidade que o Estado tem de levar aos municípios a descentralização da saúde. Agradeço ao secretário de Estado Geraldo Resende pela iniciativa, que fortalece a saúde do nosso Estado e Corumbá”, argumentou. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, acompanhou a solenidade de repasse do equipamento.

Mais Artigos

Santa Casa de Corumbá,Urgente!COVID

CONSIDERANDO o GRAVE momento vivenciado em virtude da pandemia da COVID-19, a Santa Casa de Corumbá vem a público alertar e informar a populaçao que: Este hospital tornou-se