MS ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No topo da lista como o estado que mais vacinou contra a Covid, Mato Grosso do Sul ultrapassou nessa segunda-feira (12), mais de 2 milhões de doses aplicadas. O dado otimistas foi celebrado em coletiva, pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Conforme Resende, o avanço da vacinação no estado está diretamente ligado ao estudo de imunização em massa das 13 cidades de fronteira que já apresentou bons resultados, tanto para a população local, quanto para outros municípios que não fizeram parte da pesquisa.

“Das 165 mil doses enviadas para o estudo, 65 mil já foram distribuídas para os outros 66 municípios do estado”, explicou Resende.

Ainda de acordo com o secretário, das 2.000.450 doses aplicadas, 1.254.912 pessoas já receberam a primeira dose. Com a segunda dose (D2), 552.490 estão imunizados, e com a dose única, 193.048 pessoas. Resende explica que o público vacinável em Mato Grosso do Sul totaliza 2.326.103.

Geraldo ainda pontou que o estado está chegando a 70% de vacinados com a D1 para pessoas acima de 18 anos. Quanto a D2, o que significa pessoas completamente imunizadas, Mato Grosso do Sul registra 7 pontos a frente do segundo colocado no ranking de imunização brasileiro.

Com o avanço da vacinação, ainda mais depois do estudo em massa na região de fronteira, onde mais de 90% do público alvo foi alcançado, doses da Janssemn que sobraram desta pesquisa já foram remanejadas. Com isso, Campo Grande teve 164% a mais doses deste imunizante do que estava previsto para receber. Dourados quase 200% e os outros municípios, em média de 70%.

Conforme o secretário, nessa segunda-feira (12), pela primeira vez, em 60 dias, e estado registrou 9 óbitos. Em relação há duas semanas, a queda de mortes foi de 42%. Ele ainda ressaltou a queda do número de pessoas na fila por um eleito: “A central de regulação de Dourados não tem ninguém. A do estado tem 1 paciente e a de Campo Grande, 30 pessoas”, lamentou.

O secretário ainda informou que em junho, mês em que foram registrados 44.686 casos, em julho, esse número caiu 50%. Um reflexo das medidas restritivas e da vacinação.

Mais Artigos