Com menos leitos, taxa de ocupação em UTIs para pacientes com covid chega a 102% em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Após anúncio do governo de Mato Grosso do Sul de que haveria ampliação de 30 leitos UTIs (Unidade Terapia Intensiva), o número de vagas em hospitais para casos graves de covid diminuiu. Em vez de subir de 585 para 615 como prometido, o número caiu para 558, uma redução de 27 vagas. Dessa forma, a taxa de ocupação voltou para a casa dos 102% na manhã desta quinta-feira (06). O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%, quando a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou que era o pior índice do país. A partir da 2ª quinzena do mês, o índice apresentou melhora, mas voltou a marcar 100% no início de maio.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação voltou a bater o pico de leitos ocupados, com taxa de 107% – também reflexo da diminuição de leitos. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 6 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 89% nesta quarta-feira. Isso significa que restam 9 vagas em UTI.

Após semanas com superlotação, a rede hospitalar de Três Lagoas registra 100% nesta quarta. Corumbá teve queda nas internações e chegou a marcar 70% de ocupação em leitos críticos, mas subiu para 102%. Por fim, Naviraí está com superlotação de 110% nas UTIs e Sidrolândia registra ocupação de 100%.

Mais Artigos