Corumbaense vira referência nacional após protesto silencioso durante vacinação

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Enfermeira trabalha na Prefeitura e se tornou ‘assunto’ nas redes sociais por conta da politização em torno da Coronavac

A vacina contra a covid-19 ganhou proporções políticas no Brasil a partir do momento que o governo federal, comandado por Jair Bolsonaro (sem partido), hora não defendeu a Coronavac e hora passou a promover uma política negacionista ligada ao novo coronavírus e seus impactos. Do outro lado, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que tem aspirações para o Planalto, passou a negociar as tratativas com a China e a Sinovac para trazer a Coronavac ao Brasil. Entre os dois, houve algumas alfinetadas. No meio disso, ficou a população, que se divide entre ser vacinada ou não. Porém, o que há de consenso geral é que a contaminação da covid-19 está atrapalhando a vida das pessoas e a economia.

Com esse cenário, a enfermeira na Prefeitura de Corumbá Marilda Aparecida Alves dos Santos segue trabalhando atendendo pacientes no município. Por estar na linha de frente de enfrentamento à covid-19, vivenciar diariamente os desafios da profissão nos tempos atuais e ainda participar indiretamente das tensões que pacientes e familiares vivem, ela foi vacinada nesta quarta-feira (20) com a primeira dose da Coronavac. No dia da vacina, vestiu uma camiseta “#forabolsonaro” e que tem também o rosto do presidente da República.

A foto foi publicada no Facebook e na cidade ganhou algumas dezenas de curtidas e outros tantos comentários. Ela fez um protesto silencioso, mas com repercussão nacional. A imagem foi parar em vários perfis no Instagram que criticam o governo de Jair Bolsonaro, alguns com quase 1 milhão de seguidores.

Por conta dessas publicações de alcance nacional, houve uma “chuva” de mensagens. A grande maioria de apoio pelo ato. “Minha cidade é f*** demais”, escreveu Jefferson Gonçalves. “Musa da enfermagem! Lindaaa”, comentou Ludimilla Dias. “Orgulho de ser sul-mato-grossense”, enviou Anicmess. “Minha terra nunca decepciona!!!! Corumbaenses com orgulho”, postou Lauriana.

Irmão de Marilda, Jorge Eremites de Oliveira, professor doutor em História/Arqueologia, contribui para a imagem ganhar o Brasil. “Ontem, a minha irmã, que é enfermeira em Corumbá, MS, sofreu pressão para retirar das redes sociais a foto dela tomando a 1ª dose da CoronaVac. A imagem é dedica à memória das mais de 212 mil pessoas mortas pela Covid, incluindo colegas de trabalho”, ele comentou no Instagram.

Marilda não polemizou com palavras. A profissional, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e antes teve passagens por duas escolas estaduais, não fez questão de criar “textão” ou fazer comentários. Somente manteve as fotos tiradas em sua rede social e segue trabalhando no enfrentamento da covid-19 em Corumbá.

A cidade já teve a confirmação de 7.798 pessoas infectadas desde março do ano passado. Os casos ativos em Corumbá atualmente são de 727 pacientes contaminados. A ocupação de leitos UTI SUS está em 42% e há 24 leitos disponíveis. O total de mortes registrado no município é de 216 moradores, o que deixa o nível de letalidade da doença em 2,8%, um dos mais altos de Mato Grosso do Sul.

Em Corumbá, a Coronavac está sendo aplicada apenas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento do novo coronavírus e em indígenas. A quantidade enviada para a cidade pelo Ministério da Saúde, que detém o direito de distribuição da vacina, não é suficiente para atender todos os funcionários que trabalham na saúde. Por isso, a Prefeitura de Corumbá precisou fazer uma seleção das pessoas a serem vacinadas. São duas doses a serem aplicadas.

Mais Artigos

Santa Casa de Corumbá,Urgente!COVID

CONSIDERANDO o GRAVE momento vivenciado em virtude da pandemia da COVID-19, a Santa Casa de Corumbá vem a público alertar e informar a populaçao que: Este hospital tornou-se