HRMS espera receber mais 800 doses da vacina contra o coronavírus até esta sexta-feira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Depois de receber mais 300 doses da CoronaVac para imunizar seus funcionários, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) terá acesso, até esta sexta-feira (22), a mais 800 doses da vacina para suas equipes. A informação foi anunciada pela diretoria da unidade de Saúde, depois que trabalhadores afirmaram que nem todos os integrantes do grupo prioritário no local tinham recebido a proteção contra o novo coronavírus.

Funcionários do HRMS procuraram a reportagem do Jornal Midiamax para informar que, depois da abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19 na terça-feira (19), apenas parte dos trabalhadores que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) foram imunizados.

Procurada, a assessoria da Sesau confirmou a entrega de mais 300 doses na quarta (20) e, nesta quinta, a direção do HRMS comunicou que receberá até amanhã outras 800 doses, totalizando 1,4 mil doses, suficientes para imunizar 700 funcionários, considerando a orientação do Ministério da Saúde para que os carregamentos entregues já incluam a segunda dose, a ser aplicada entre duas e quatro semanas após a primeira.

As vacinas foram remetidas aos Estados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (17). Mato Grosso do Sul recebeu 158.760 doses, sendo 97 mil para atender as populações indígenas e 61.760 para os demais participantes do primeiro grupo prioritário: profissionais de Saúde, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) explicou que as doses da CoronaVac são repassadas aos municípios, responsáveis pela estratégia de imunização local. A Sesau criou equipes volantes para percorrer os principais hospitais, UPAs e asilos da cidade e aplicar ou entregar lotes das 28,6 mil doses encaminhadas para Campo Grande (suficientes para imunizar 14,3 mil pessoas).

A distribuição, complementou a Sesau, segue o tamanho de cada hospital, que por seu turno fazem a aplicação interna. Neste momento, optou-se por uma aplicação fracionada a fim de imunizar o público dentro de um cronograma próprio.

Mais Artigos