com crescimento da COVID 19 governo tomará novas medidas.

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, falou nesta terça-feira (8), que com o crescimento exponencial de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, que o governo do estado já trabalha na elaboração de um decreto, baseado nas recomendações do programa Prosseguir, para uniformizar as medidas dentro do estado e evitar mobilidade social intensa e tentar fazer com que ocorra uma redução dos casos.

Resende explicou que o número de infectados confirmados nesta terça-feira, 1.989 é referente ao acumulado de dois dias, já que na segunda houve uma instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, o que atrapalhou os municípios a registrarem os casos. Mas, comentou que nos com os novos casos a média móvel do estado nos últimos 7 dias salta para 1.012 casos por dia. O total de contaminados pelo novo coronavírus chegou a 107.235.

O secretário falou também que foram confirmadas mais 11 mortes pela doença, o que fez com que média móvel dos últimos 7 dias chegasse a 10,3 óbitos por dia. Apontou que o total de vidas perdidas para a doença no estado chegou a 1.852 .

Resende também comentou sobre a alta taxa de ocupação de leitos de UTI no estado. Disse que em Campo Grande está quase chegando a 100% (está em 96%) assim como ocorre em Corumbá (94%). Citou que em Dourados (com 86%), alguns hospitais também já estão com esse patamar e que das quatro macro regiões de saúde, somente a de Três Lagoas tem taxa menor (56%).

Disse que após as conversas com o Ministério da Saúde novos leitos de UTI já estão sendo habilitados ou reabilitados no estado. Citou que ontem foram 27, em Dourados, Paranaíba e Ponta Porã. Disse que já foi feito o pedido para a habilitação de mais 74 e que a expectativa é que a habilitação saia ainda nesta terça e aguarda o procedimento burocrático de Dourados, para pedir a habilitação de mais 20 leitos de UTI nos hospitais da Vida e Universitário.

O secretário falou também sobre as vacinas contra a Covid-19. Disse que a posição do governo do estado é a de defender que seja mantido o trabalho que vem sendo executado ao longo dos anos via Programa Nacional de Imunização (PNI), em que o governo federal faz a aquisição das vacinas que forem habilitadas e aprovadas pela Anvisa, independente de qual país as tenha desenvolvido, e que sejam distribuídas para estados e municípios fazerem a imunização da população.

Ele comentou, entretanto, que o estado não vai ficar inerte. Que se o Ministério da Saúde tomar a posição de utilizar somente um tipo de vacina, o governo do estado já tem entendimento com o governo de São Paulo para fazer a aquisição de doses da vacina que será produzida no Instituto Butantan, a Coronavac, para fazer a imunização de grupos de risco, idosos acima de 60 anos, indígenas, quilombolas e pessoal das áreas de saúde e de segurança. Disse ainda que o governo do estado já tem recursos para fazer essa compra.

Mais Artigos