‘Leitos de UTI aumentaram quase 50% de uma semana

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia 206 internados e, após nove dias, número já saltou para 296 em MS. Estado também contabilizou 8 novos óbitos nas últimas 24 horas.

Os leitos de Unidade Terapia Intensiva aumentaram de 206 para 296 internados, em uma diferença de nove dias. O aumento de quase 50%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mostra o avanço da doença nos últimos dias. Nas últimas 24 horas, também foram contabilizadas 8 novas mortes no estado, sendo 4 em Campo Grande, uma em Dourados, uma em Paranaíba e as outras duas em Três Lagoas e Nova Andradina.

“A doença está muito presente e temos indicativos, não só no nosso estado, mas, no país. Aqui houve um acréscimo substantivo da coleta onde os municípios também disponibilizaram mais testes, tanto para os moradores de Campo Grande como no interior, além dos drives que temos em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. São ao todo 12 unidades de saúde que estão coletando”, afirmou ao G1 o secretário Geraldo Resende.

Conforme Resende, leitos hospitalares serão reativados. “Nós acreditamos que teremos a vacina em janeiro e, enquanto isso, o isolamento social, a higiene e a máscara devem ser priorizados. Todos sabem o quanto a doença está presente e creio que cada um de nós já estamos falando em 2 a 3 conhecidos que já foram infectados. Acredito que hoje vamos passar de 6 milhões de casos no Brasil, com 168.071 óbitos até o momento. No estado, são pouco mais de 77 mil casos e pouco mais de 15 mil óbitos”, disse.

Ainda segundo a SES, existem os 3.973 casos sem encerramento. “Faço um apelo para as equipes que receberam recursos para trabalhar aos finais de semana. Não é porque perdeu a eleição que não deve atuar como um verdadeiro servidor da saúde, seguir a vocação. Estamos inclusive com plantões no Lacen [Laboratório Central de Mato Grosso do Sul] para o encerramento destes casos”, comentou o secretário.

Mais Artigos