Câmara Reforça Necessidade da Participação da População nas Ações de Combate à Dengue

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Dengue: É Um Dever de Todos Nós

A população tem um papel fundamental nas ações de combate à dengue para evitar o avanço da doença em Corumbá. É o que afirma o vereador Roberto Façanha, presidente da Câmara Municipal, ao reforçar a parceria com o Poder Executivo na campanha voltada para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Chikungunya, Zika vírus e febre amarela.

“A cidade já registrou um óbito em 2020 e os casos continuam aumentando. A Prefeitura e os parceiros estão agindo em toda a cidade, no sentido de eliminar os focos de proliferação do mosquito e, ao mesmo tempo, disponibilizando suas equipes para atendimento e tratamento das pessoas que apresentam os sintomas da doença”, lembra Façanha.

“Mas, essa parceria precisa de um reforço fundamental que são os moradores de Corumbá. Grande parte dos focos estão dentro de casa, e nós temos que fazer nossa parte, eliminando os focos de possíveis procriadores do Aedes aegypti. Somente com o engajamento de todos, a conscientização de uma forma geral, é que venceremos esta luta, eliminando a doença e evitando o avanço da dengue em nossa cidade”, observa.

O presidente do Poder Legislativo lembra que a Prefeitura e parceiros estão realizando um trabalho em toda a cidade desde o mês de novembro, já pensando nesse período em que os casos da doença aumentam em todo o País.

“As ações foram intensificadas e os cuidados redobrados por parte do Poder Público. Mutirões de limpeza estão ocorrendo na cidade, como forma de combater a doença, com a eliminação dos focos e proliferação ao mosquito. Mas, é preciso que todos estejam conscientes, principalmente a população, para conter o avanço da dengue, eliminando os focos dentro dos nossos próprios imóveis, de nossas casas”, reforça.

O vereador destaca que, para isso, cada morador tem que fazer sua parte, mantendo a limpeza de suas residências, descartando o lixo de forma adequada, eliminando os focos. Moradores de Ladário e das cidades vizinha da Bolívia, também precisam estar engajados nessa luta, bem como os proprietários de terrenos baldios que precisam se conscientizar e mantê-los limpos para o bem da saúde pública”, ressalta.

Fiscalização

Além dos mutirões de limpeza, fiscais da Vigilância Sanitária do Município estão notificando os moradores dos imóveis onde há reincidência de focos da doença. As visitas acontecem em toda a área urbana e, após notificados, o morador tem um prazo para proceder a limpeza.

Após um prazo de 10 dias, os fiscais retornam aos imóveis notificados e, se o problema não foi solucionado, os responsáveis são penalizados com multa. E, pela Lei Federal 6.437, de 20 de agosto de 1.977 (que dispões sobre infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas), a reincidência em caso de manutenção de focos de vetores no imóvel por descumprimento de recomendação das autoridades sanitárias, a multa considerada pode ser de R$ 2.000,00 a R$ 75.000,00.

Contatos

A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefones para moradores denunciarem os locais como terrenos baldios e imóveis abandonados, com possíveis focos. O anonimato é garantido.

Os números são: 0800 647 2255 / 0800 647 2109 / 3233-2783.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, as a importância da população tomar medidas que evitem a proliferação do mosquito transmissor, como deixar água acumulada.

Prevenção

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti são:

Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Mais Artigos

Ação Conjunta Contra a Dengue

A realização de ações conjuntas entre a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul foram discutidas na tarde

Descarga elétrica atinge duas mulheres

Duas mulheres foram atingidas por uma descarga elétrica após um cabo de energia romper, na tarde deste domingo (17), no Bairro Tijuca, em Campo Grande. De acordo com