A Capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande , foi oficialmente reconhecida como o primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis neste domingo (12). O local ficou conhecido em 2013, quando um milagre atribuído ao santo mudou a vida de Matheus Viana então com 3 anos e em estado grave de saúde.
Durante uma missa celebrada por um frei visitante, a capela recebeu um relicário com um pedaço de roupa usada por Carlo Acutis. O menino, que tinha atresia pancreática, tocou a relíquia e, poucos dias depois, começou a se alimentar normalmente — contrariando os diagnósticos médicos.
Em 2019, o Vaticano reconheceu oficialmente o caso como milagre, o que permitiu a beatificação de Carlo Acutis. Desde então, a capela passou a ser vista pelos fiéis como um lugar de fé, cura e conexão com o jovem santo.
A primeira paróquia dedicada a São Carlo Acutis foi criada em São Paulo, em 2023. Já o santuário em Campo Grande tem vocação para receber peregrinos de várias regiões e até de outros países, diferente da paróquia paulistana, que atende apenas a comunidade local.
A transformação da capela em santuário foi resultado de um pedido da comunidade e do trabalho do padre Marcelo Tenório, que participou do processo de canonização de Carlo Acutis.
Com o reconhecimento, Campo Grande se torna referência mundial na devoção a São Carlo Acutis, conhecido por sua fé e influência entre jovens por meio da internet.









